Realizada sexta feira (15) no prédio da Câmara Municipal de Pedro II, a audiência pública que tratou de três aspectos relacionados com a educação municipal, que foram: Merenda escolar, melhoramento e adequação nos transportes escolares e escolas.
A audiência foi provocada pela Promotoria Pública do município representada pelo Dr. Plínio Fontes, que baseado em uma vistoria feita constatou algumas deficiências existentes em alguns colégios municipais da Zona Rural, como a falta de banheiros, água encanada, iluminação não adequada e a necessidade de reforma em alguns colégios que ainda não aconteceu devido à grande quantidade de colégios existentes no município, onde quase a sua totalidade foi entregue a atual administração sem a mínima condição de acomodar alunos. São mais de cem colégios municipais e aproximadamente oitenta estão localizados na Zona Rural, onde cinqüenta e seis já foram reformados, deles ampliados e até construído banheiros, porque o Prefeito anterior dos poucos colégios que foram construídos na sua administração além de não oferecer segurança, onde parte deles teve que ser demolidos, também não tinha banheiros. Hoje o Prefeito Alvimar Martins está corrigindo toda essa situação que se perdurou por oito anos de um governo que não teve essa preocupação que está tendo hoje.
A Secretaria Municipal de Educação de Pedro II esteve representada pelo Secretário de Administração Dr. Hans Kelsen, Engenheiro Agrimensor Dr. Antonio José Brandão, Controlador Geral Professor Eliésil, Contabilista Arnando, Presidente da Comissão de Licitação José Valter.
Além dos interessados como: Coordenadores Pedagógicos, Professores, Motoristas de transportes de alunos, Alunos e representantes de várias comunidades, também estiveram presentes os Vereadores da bancada de oposição e os Vereadores Antonio Uchoa e Maria Claudina.
Inicialmente o Promotor fez a explanação do que foi visto nessas visitas feitas por ele, onde estava acompanhado de alguns Vereadores de oposição e o representante da Secretaria de Educação. Depois ouviu pessoas que estiveram presentes na audiência que se manifestaram sobre algum tema em discussão e por último a Secretaria de Educação por meio de seus representantes fez a sua justificativa se propondo de imediato construir banheiros em todos os colégios que ainda não tem, adequar a iluminação dos colégios, canalizar água nos colégios que tem poço nas proximidades, colocar quadro de acrílico, reformar os colégios que estão em pior situação de conservação em curto prazo e criar um Conselho Comunitário em cada comunidade, para mensalmente relatar a Secretaria, o que aconteceu durante o Mês em relação a transporte, merenda escolar e situações vivenciadas dentro da própria escola. E nos três anos de mandato restante dessa administração, adequar o que puder as estradas com condições ideais de trafegar vans ou ônibus, construir novos colégios para aqueles que não têm condições de serem reformados e transporte escolar, deixando de ser em carro aberto para carro fechado.
No prazo de sessenta dias, a Secretaria de Educação de Pedro II estará enviando a Promotoria Pública o que é possível fazer, como e quando, isso após o pagamento da folha dos servidores da educação nos dois primeiros meses do ano para poder ter uma posição do impacto com os novos salários que serão pagos, para conhecer a realidade do que pode ser gasto.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.