Em parceria com o PRONATEC, Prefeitura vai oferecer cursos profissionalizantes

Em parceria com o PRONATEC, Prefeitura vai oferecer cursos profissionalizantes

Prefeitura e Pronatec oferecerão cursos profissionalizantes | Sales Neto

A Prefeitura de Pedro II está pactuando uma série de parcerias com a finalidade de qualificar mão de obra, oferecendo ensino profissionalizante a jovens que estão no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).

A direção do Instituto Federal do Piauí - Campus Pedro II - confirmou que foi firmada uma parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), que visa oferecer 29 vagas para um curso de Agente de Informações Turísticas - a ser ministrado no próprio IFPI.

Esta semana se reuniram com a secretária Maria de Lurdes Alves representantes da Coordenadoria de Programas Sociais do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Ténico e Emprego). Carolina Santos e Layla Maia apresentaram um portfolio com uma diversidade de cursos disponíveis, entre os quais, Comércio, Saúde e Idiomas. "São 158 vagas, inicialmente, para alunos que estejam no CadÚnico, tenham a partir de 16 anos e possuam escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto", explica a coordenadora Carolina Santos.

A parceria com o PRONATEC também vai proporcionar a oferta de mais cursos profissionalizantes, como os de Cuidado de Idoso, Cuidado Infantil, Vigia, Porteiro, Inglês e Espanhol Básicos, Recepcionista e Auxiliar de Pessoal. "São muitos os cursos disponíveis. Nós estamos aqui com a secretária selecionando de acordo com a demanda e necessidade do município", comentou a coordenadora.

A secretária Maria de Lurdes Alves afirmnou que a administração municipal firma essas parcerias visando capacitar a mão de obra e oportunizar aos jovens uma ocupação. "Eles ingressam nesses cursos e, posteriormente, estarão preparados para o mercado de trabalho. Esse é o nosso objetivo", enfatizou.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como objetivo, ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica à população; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

As inscrições já estão sendo realizadas na sede da Secretaria de Assistência Social e podem ser efetuadas até o dia 19 de fevereiro. Os interessados devem estar cadastrados no CadÚnico ou Bolsa família, possuir NIS (Número de Identificação Social), apresentar declaração de escolaridade e levar documentos de identificação.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Foto: Sales Neto



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES