Abrir novas estradas e recuperar outras de difícil acesso na zona rural do município tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Pedro II, objetivando garantir melhor qualidade de vida para essa fatia da população - um feito que vem ganhando larga repercussão, tanto junto aos munícipes, quanto em outras cidades.
Entre os dias 04 e 05 de novembro, uma equipe da TV MDA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), após tomar conhecimento do fato, esteve em Pedro II produzindo uma matéria sobre as estradas vicinais construídas e recuperadas com a utilização dos maquinários adquiridos junto ao MDA, através do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC-2.
Além das estradas, a equipe interessou-se pela diversidade de produtos da agricultura familiar produzida no município e a aquisição, de parte dessa produção, pela Prefeitura, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE -, que visa melhorar a qualidade da merenda escolar da rede municipal.
Rodrigo Neiva, diretor de produção da TV MDA, mostrou-se otimista com o que presenciou. “Aqui em Pedro II, através dos depoimentos que colhemos e do que vimos, percebemos que melhorou significativamente, ficou bem mais fácil escoar a produção, trouxe acesso mais fácil, tanto para a cidade com relação a comércio, emergências e outros, como também a outras comunidades da região. Observamos que melhorou toda a cadeia produtiva e a qualidade de vida desses agricultores e de suas comunidades”, comentou.
A equipe visitou as localidades Tapera dos Vital e Salobro, onde cada uma das localidades abriga um assentamento rural. No Salobro está em fase de conclusão uma obra de 10 km de estrada vicinal que vai interligar o assentamento e a região à BR-404. Na oportunidade, a equipe presenciou, in loco, as máquinas em atividade.
Os jornalistas ainda visitaram o anexo da Creche Tia Alice, no Bairro Santa Fé, onde observaram as crianças se alimentando com lanche à base de produtos da agricultura familiar da região.
O material produzido em Pedro II também será publicado em outros meios de comunicação do MDA, como revistas, jornais e livros, que serão produzidos para registrar um balanço de quatro anos de atuação do ministério.
Fonte: Secretaria de Comunicação
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.