Escolas comemoram semana do transito

Escolas comemoram semana do transito

Escola Técnica Estadual Angelina Mendes Braga e Unidade Escolar Maria Mendes Mourão, através dos seus gestores José Messias e Maria das Neves realizaram hoje 25 pela manhã uma caminhada saindo da frente dos referidos colégios em direção a Praça Milton Brandão, em comemoração a Semana Nacional do Trânsito.

O objetivo da caminhada era chamar atenção dos pedestres, condutores, comerciantes e autoridades, para contribuírem na diminuição das estatísticas de morte e pessoas sequeladas, devido às imprudências no transito que na maioria das vezes, situações como essa está relacionada às bebidas alcoólicas.

No ano de 2008, tivemos aqui em Pedro II sete vítimas fatais e nesse ano de 2009, até o momento já somam nove pessoas que morreram vítimas de acidentes no transito, onde quase 100% estão relacionados à moto, com pessoas de uma idade aproximadamente 25 anos, que andam em alta velocidade e alcoolizadas.

Outro fator que contribui para o agravo da situação é não ter um órgão que faça essa fiscalização aos condutores que usam as Vias da cidade como se estivessem no quintal de sua casa. Estacionam seus veículos como querem, obstruem retornos, estacionam e andam na contra mão.

Os comerciantes usam a calçada como se fosse depósito de mercadorias, obstruindo a passagem dos pedestres e agora estão tão acostumados que estão usando parte das Vias, com isso prejudicando o fluxo de veículos, o que para mim é o cúmulo. Essa mesma situação acontece no passeio central da cidade que de forma vergonhosa é usado como depósito de mercadorias, para ser mais preciso, de melancias.

O semáforo não funciona, serve apenas de enfeite no centro da cidade.

Na Praça Milton Brandão aconteceu várias apresentações como: Teatro, depoimento de pessoas que teve alguém família sequelada ou morta pela irresponsabilidade de quem está no volante. Se esperava um bom número de autoridades, representantes de instituições que têm o poder de mudar essa realidade e nenhum deles compareceram ao local para ouvi-los as reivindicações.

A Polícia Militar, DETRAN, Vereadora Claudina, Conselho Tutelar foram instituições que colaboraram com a iniciativa dos colégios.

Á noite de quinta feira 24, as mesmas escolas promoveram uma palestra sobre transito com o Dr. Mauro Júnior, advogado e Comandante da 2ª. Companhia de Polícia de Pedro II Tenente David Marion, que de uma maneira objetiva e competente o mesmo explanou muito bem o tema, que por sinal foi bastante prestigiada pelos alunos das duas escolas.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES