A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta terça-feira (21), a etapa local da prova da 1ª fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Essa competição tem caráter nacional e envolve estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio, das escolas da zona urbana e da zona rural do município.
“Essa é uma forma de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Todas as escolas cadastradas participarão nos três níveis. O Nível I contempla alunos do 6º e 7º ano, no Nível II são alunos do 8º e 9º ano e no Nível III alunos do Ensino Médio. Serão classificados 5% dos alunos de cada nível para a segunda fase”, explica a secretária municipal de Educação, Maria Amélia Santos.
Ela ressalta ainda que a prova objetiva possui 20 questões e que desde o início do período letivo os alunos assistem aulas do preparatório, que acontece aos sábados, na Escola José Teixeira Santos. “Nossas escolas estão preparadas para a realização da prova, assim como toda a nossa equipe. Nossos alunos se prepararam e acreditamos que eles terão um bom desempenho. Desejamos boa sorte para todos os participantes”, completa a secretária.
A Olimpíada é um projeto criado para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Além dos alunos, professores, escolas e Secretarias de Educação também concorrem a prêmios. A competição é uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, promover a identificação de jovens talentos e incentivar o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. Além disso, a OBMEP incentiva o aperfeiçoamento dos professores, contribui com a integração das escolas com as universidades públicas, institutos de pesquisa e sociedades científicas.
Após a etapa local, os resultados serão enviados à comissão organizadora da OBMEP. A lits ade classificados parta a 2ª fase será divulgada no dia 5 de julho, no site da Olimpíada: Site da Olimpiada.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.