Estudantes e professores de 16 países fazem excursão a Pedro II

Estudantes e professores de 16 países fazem excursão a Pedro II

Estudantes e professores de 16 países fazem excursão a Pedro II | Beto Barros / Sales Neto

Uma excursão à cidade de Pedro II foi inserida na programação oficial da 20ª Olimpíada Ibero-Americana de Química (OIAQ 2015) que está acontecendo no Piauí, sediada no Campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desde o dia 5 de setembro e que se estende até o próximo dia 14, segunda-feira.

Delegações de professores e estudantes de 16 países latino-americanos estiveram em Pedro II nesta sexta-feira (11) participando de uma série de atividades, entre as quais, visitações ao garimpo de opala Boi Morto, lojas e oficinas de joias de opala e o Centro Histórico.

Participam da OIAQ 2015 países como Argentina, Paraguai, Bolívia, Espanha, Portugal, Peru, Colômbia, El Salvador, entre outros.

Representando a prefeita Neuma Café, a secretária de Turismo Rejanete Campelo, ao dar ao boas-vindas aos estudantes e professores, entregou a cada representante de delegação presente um kit promocional de divulgação turística do município contendo itens como um pingente confeccionado em opala e prata que simboliza a OIAQ 2015 e um livro de autoria do poeta Chaguinha Gomes, intitulado "A verdadeira história do garimpo da opala de Pedro II". 

Em nome da OIAQ 2015, o Professor Dr. José Milton Matos, do Departamento de Química da UFPI, agradeceu ao município pela recepção. "Agradecemos, em nome dos estudantes e da UFPI, pela receptividade aqui em Pedro II. Ficamos muito agradecidos pela oportunidade de conhecer melhor esta cidade. Aqui, conhecemos mais a fundo os garimpos e como é encontrada a opala e podemos verificar como o Festival de Inverno alavanca o turismo em nosso estado. Com certeza, tanto os alunos brasileiros como os que vieram de outros países estão levando uma boa impressão de Pedro II", destacou.

O professor José Luis Méndez, da delegação mexicana, se disse encantado com a cidade. "É  a primeira vez que estou aqui em Pedro II e fiquei impressionado com esse potencial. A parte antiga da cidade [Centro histórico] é muito bonita, a hospitalidade do povo, a recepção calorosa e amável que a Prefeitura nos fez. Ficamos emocionados com essa recepção", disse.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Sales Neto e Beto Barros 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES