Feira da Economia Solidária atrai grande público

Feira da Economia Solidária atrai grande público

Feira da Economia Solidária atrai grande público | Edinardo Pinto

Aconteceu durante a 13ª edição do Festival de Inverno em Pedro II, a 11ª Feira da Economia Solidária, Promovendo Esperança e Cidadania no Campo.

 O evento foi realizado na comunidade Placas, na BR 404 zona rural de Pedro II, de quinta (26) a domingo (29) de maio.

A feira teve início pela manhã, com a visita da Presidente do Território dos Cocais, Claudina Oliveira, Coordenador da Obra Kolping no Piauí, Raimundo João, Prefeita Neuma Café, Governador Welington Dias e comitiva, que percorreram os estandes conhecendo os produtos e cumprimentando os feirantes.

Mais de vinte comunidades através de suas associações estão inseridas nesse processo de produção de alimentos vindo da agricultura familiar, criação de animais, produção de artesanatos e promoção da cultura local.

O Fórum de Entidades, também tem trabalhado em outros projetos, que vem promovendo a cidadania e esperança no campo, com a geração de emprego e renda.

As autoridades usaram da palavra, entre elas o Governador Wellington Dias, que fez a entrega de R$ 3 Mil Opalas, moeda social do Banco Rede Opala, que contemplou três agricultoras, com R$ 1 Mil para cada uma, como incentivo na implantação de Projetos Quintais Produtivos, onde toda produção é livre de Agrotóxicos ou se preferir poderá ser para criação de galinha.

Esse valor futuramente será devolvido sem juros e correção, para garantir o financiamento para outras famílias de baixa renda, que se encaixe nos critérios.

A feira já se tornou tradicional nessa época e é bem prestigiada pelo público, principalmente os visitantes que compram os produtos promovendo o aquecimento da renda dos feirantes. Também feira tem outro objetivo que é fazer a divulgação do potencial dessas cadeias produtivas que temos aqui no município.

A cada edição, a feira ganha repercussão significativa e aumenta a participação dos agricultores familiares e das comunidades, fortalecendo a economia solidária, gerando mais renda e trabalho no campo.

Quem prestigiou o evento pode degustar deliciosas comidas típicas que estavam a venda na feira.

A 11ª Feira da Economia Solidária, é uma realização do Fórum de Entidades Promovendo Esperança e Cidadania no Campo com o apoio da Obra Kolping do Piauí, Comunidade Kolping Pedro II, Projeto PAIS, Banco Rede Opala e Conselho do Território dos Cocais, Governo do Piauí e Prefeitura de Pedro II.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES