Durante todo dia de quinta feira (17), aconteceram visitas em loco as famílias em várias comunidades rurais beneficiadas com projetos do Fórum de Entidade da Lagoa do Sucuruju, que abrange dezesseis comunidades, onde as mesmas de acordo com suas vocações ou potencialidades receberam projetos de: Avicultura, apicultura, artesanato, beneficiamento de caju e caprinocultura.
A comitiva foi composta pelo Agostinho Bispo de Oliveira Neto, Presidente do Fórum de Entidades da Lagoa do Sucuruju, que é também Presidente da Comunidade Kolping Ecológica da comunidade Cunha, entidade responsável pelo gerenciamento desse projeto que tem como principal patrocinador a Petrobrás, que enviou o seu representante Thiago Ferreira, gestor de projetos sociais da instituição, para conhecer toda realidade das comunidades e moradores beneficiados com o projeto e conferir se todos os objetivos propostos pelo projeto e se os documentados em relatórios enviados a instituição estavam em conformidade com o que foi visto e ouvido por eles por meio de depoimentos e relatos do que era antes e agora depois do projeto.
Na mesma comitiva esteve presente acompanhando todas as visitas, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Pedro II Manelito Lopes, Coordenador de projetos do Fórum Cleiton, Vereadora Maria Claudina dos Santos e representante da Obra Kolping da Lagoa do Sucuruju João Chaves.
Após as visitas em algumas comunidades, como: Lagoa do Sucuruju, Roça dos Pereira, Cabral, Cunha, Buriti dos Café e outras, foi servido o almoço na comunidade Cunha para toda comitiva e convidados.
Em seguida aconteceu uma reunião de prestação de contas dos recursos investidos, com as presenças dos presidentes de Associações beneficiadas com o projeto e em seguida cada presidente fez um relato da importância e do que mudou com a execução do projeto.
A noite na sede do Sindicato dos Trabalhadores (as) de Pedro II, aconteceu uma reunião onde contou com a participação de alguns parceiros nesse projeto, onde a Prefeitura de Pedro II é um dos parceiros e enviou o Vereador Robério Leite, para representar o Prefeito Alvimar Martins e Raimundo João Coordenador da Obra Kolping do Piauí.
Conforme depoimento e discurso do Thiago Ferreira, gestor de projetos sociais da Petrobrás, ?foi bastante satisfatório os resultados obtidos e conferidos em loco por ele. O mesmo chegou a dizer que esse projeto que contempla várias áreas como foi citada acima é o primeiro da sua experiência e o grau de complexibilidade do mesmo sendo ainda maior por se tratar de vários tipos de atividades, mais os resultados foram satisfatório e interessante porque deu a oportunidade de beneficiar diferentes tipos de atividades o que é muito importante?.
Para liberação ou ampliação do projeto por parte da Petrobrás, seria necessário essa vistoria, que gerará um relatório onde se o projeto tiver na prática atendido seus objetivos, automaticamente será dado à continuação do mesmo, onde aquelas famílias que ainda não foram beneficiadas terão oportunidade de serem nessa segunda etapa.
Atualmente do projeto beneficiou mais de trezentas e vinte e nove famílias, com geração de emprego e renda.
Qualquer cópia de fotos com autorização, caso contrário será uso indevido sem autorização.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.