Gestantes recebem repelentes do município

Gestantes recebem repelentes do município

Gestantes recebem repelentes do município | Eudes Martins

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Ministério da Saúde, distribuiu na manhã desta sexta-feira (07-04), repelentes para centenas de mulheres grávidas que fazem parte do Programa Bolsa Família no município. A ação aconteceu no Memorial Milton Brandão e faz parte dos planos nacional, estadual e municipal de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tatiana Galvão, o principal objetivo desta ação, é proteger a mãe e o bebê durante o período gestacional. "Esta ação visa contribuir no combate de possíveis casos de microcefalia em nosso município, sabemos que muitas doenças são transmitidas por meio do mosquito Aedes aegypti, além da dengue, tem mais a Zika e a chikungunya e temos que nos prevenir principalmente no período da gestação. As doenças transmitidas pelo mosquito aedes, podem provocar sequelas e desenvolver a microcefalia na criança e nossa intenção é proteger tanto a mãe como o bebê", comentou a secretária.

A secretária municipal de Assistência Social, Elissiane Uchôa, destacou como sendo de muita importância este trabalho junto às gestantes. "Foi um momento onde conversamos com as gestantes e alertamos sobre a importância de prevenir as doenças e a proliferação do mosquito, ou seja, as orientações para que elas possam se proteger foram detalhadas neste encontro", disse Elissiane.

Durante a ação também aconteceram palestras educativas que destacaram a importância da preocupação da mãe com cada mês da sua gestação. No momento da entrega dos repelentes, a coordenadora de Atenção Básica da secretaria de saúde, Karen Gonçalves, fez questão de explicar o passo a passo para o uso do repelente, sua duração após a aplicação no corpo e os detalhes sobre como prevenir a doença e principalmente a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti a cada dia, dando como exemplo, evitar água parada, acúmulo de lixo e optar por roupas cobertas e de tons neutros.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES