O Ministério da Integração Nacional autorizou, nesta sexta- feira (14), a liberação de R$ 2,5 milhões para ações emergenciais de mitigação dos efeitos da estiagem no município Pedro II (PI).
O valor será destinado para a perfuração de dez poços e recuperação da Fonte Pirapora. Com 37.500 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE/2010), a cidade possui reconhecimento federal vigente devido ao período de estiagem.
As obras e serviços são de responsabilidade do Governo de Estado do Piauí. O prazo de execução é de 180 dias, a partir da publicação da portaria nº 372 no Diário Oficial da União (DOU) que autorizou a transferência do dinheiro.
A ação do Ministério da Integração Nacional é complementar ao trabalho realizado pelos estados e municípios. O apoio federal pode ser solicitado após reconhecimento federal e solicitação mediante comprovação de desastres naturais.
Para o prefeito eleito Alvimar Martins, “a situação com a escassez de água seria uma das principais preocupações iniciais do seu governo, que iniciará em janeiro de 2017, pelas condições reais do nível de água do açude Joana, que abastece a cidade está muito baixo”. “Com essa liberação de recurso para investimento neste setor dará uma maior tranquilidade a nós como gestor e a população que se utiliza dessa água para o seu consumo diário”.
Fonte: Ministério da Integração Nacional.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.