Câmara municipal de Pedro II fez sessão especial nesta segunda feira (16) para o IPHAN (Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional) mostrar um projeto feito para tombar os casarões que ficam localizados na parte central da cidade.
Segundo a Dra. Diva Figueiredo, o objetivo do órgão é preservar as características dos mesmos, evitando assim a descaracterização, o que posteriormente morrerá toda a história desses prédios antigos, com isso, também prejudicariam o turismo cultural, aonde muitas pessoas que vem a cidade hoje para conhecer esta arquitetura existente nestes prédios, futuramente deixariam de vir diante desta modificação, onde está sendo feita sem a preocupação e conhecimento do que isso representa culturalmente para nossa população.
Na oportunidade se fizeram presentes além dos vereadores, o secretário de gabinete da prefeitura Marco Mourão, as secretárias de cultura Iranir Pinheiro e turismo Virna Galvão e vários proprietários de imóveis, onde sua arquitetura chama atenção e estão dentro da área proposta para ser tombada.
O tombamento é importante porque preserva a história e retrata a potencialidade da cultura do seu povo. Os imóveis que forem tombados, os seus proprietários passarão a receber vários incentivos, entre eles a dispensa de impostos como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
A vereadora e presidente da casa Maria Claudina, também falou do seu posicionamento a favor do tombamento e que fará o que estiver ao seu alcance, para conscientizar a população de Pedro II da importância de conservar todo este patrimônio histórico que temos através destes casarões que tem uma arquitetura estilo colonial que é rara e que chama atenção de todos que conhecem.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.