O Presidente da Câmara Municipal de Pedro II, Vereador Joaquim Luiz Galvão (Joaquim Neto), esteve quarta feira (09) pela manhã fazendo uma visita a Delegacia de Polícia de Pedro II, onde o mesmo foi recepcionado pela própria Delegada Dra. Bruna Fontenele e o Delegado Adjunto Bergson Mendonça.
Joaquim Neto recebeu das mãos da Dra. Bruna Fontenele, um relatório das principais deficiências estruturais do órgão.
Na conversa com os dois delegados, o mesmo foi informado que a situação é muito crítica e só ainda está funcionando devido eles próprios gastarem parte do dinheiro que recebem dos seus ordenados, para comprarem material, como: Tinta para impressora, cartucho, resma de papel, caneta, lápis, material de limpeza, cadeira, lâmpadas, em fim tudo que necessita.
A delegada Bruna Fontenele, falou que a DP de Pedro II, já teria fechado se não fosse o Juizado Especial de Pequenas Causas na pessoa do Dr. Raimundo José, a Promotoria Pública de Justiça na pessoa do Dr. Plínio Fontes, que constantemente mandam doações das penas leves que são convertidas em materiais ou cestas de alimentos, que são distribuídos aos órgãos ou instituições que estejam com problemas financeiros.
A mesma acrescentou ainda, que anteriormente a Prefeitura de Pedro II tinha uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, onde repassava mensalmente o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil) reais, que era transferido uma parte para 2ª. Companhia de Polícia de Pedro II, a outra ficava com a Delegacia de Polícia. Segundo a Dra. Bruna, a parceria terminou no final de dezembro de 2010 e não foi renovado.
Para poder trabalhar, tanto ela como o Delegado Adjunto estão usando sua própria internet e computadores, cadeiras tiveram que comprar para trabalharem sentados. Para a Delegacia de Polícia não parecer uma tapera, tiveram que pedir uma doação de uma lata de tinta e comprar outra, para melhorar o visual da mesma pelo menos na parte externa.
Na Delegacia de Polícia da cidade da 1ª. Maravilha do Piauí, do Festival de Inverno, não tem nada com exceção da boa vontade desses dois policiais em trabalharem. Falta instalação elétrica bem feita, telefone, não tem extintor de incêndio, rádio só tem a antena e o aparelho não existe, o muro tanto na lateral com no fundo do prédio da mesma está caído, o teto escorre água quando chove, o forro está caído, não tem viatura, não tem policial, só tem as armas da delegada e do delegado adjunto, só tem um colete, têm duas ou três pessoas que fazem o trabalho de carcereiros, pessoas que precisam do trabalho, mais são mal remuneradas, não tem preparos para agir diante de uma situação de rebelião, não usam armas e por fim arriscam suas próprias vindas.
Diante desta triste realidade o Presidente Vereador Joaquim Neto, ficou muito sensibilizado com toda situação relatada pelos dois policiais e prometeu que irá lutar para sensibilizar outras autoridades para ajudarem no que for possível para minimizar toda essa situação. E que de forma emergencial o mesmo se comprometeu de repassar uma ajuda mensal e doar alguns móveis para o órgão, para melhorar a sua estrutura.
Qualquer pessoa ou instituição poderá colaborar com a nossa DP de Pedro II, fazendo doações, de materiais de construção, porque a mesma precisa de uma reforma, material de expediente, móveis, computador, impressora, tinta para impressora, o que você tiver e que não esteja usando ajuda a nossa Delegada Dra. Bruna Fontenele, o nosso Delegado Adjunto Bergson Mendonça.
Você pode ir pessoalmente até a DP de Pedro II ou ligue para (86)3271-2575 (orelhão);
Não deixe a Delegacia de Polícia de Pedro II fechar!
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.