Foi um sábado (20) bastante movimentado na comunidade Lagoa do Sucuruju - uma das regiões mais povoadas do município de Pedro II. O Projeto Saúde na Comunidade levou suas ações para atender as famílias daquela região e contabilizou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um resultado bastante satisfatório.
Toda a equipe de profissionais dos diversos programas implementados pela SMS foi mobilizada para oferecer diversos serviços de saúde às centenas de famílias da localidade e povoados circunvizinhos, que contaram com serviços como atendimento médico, consultas com nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo, aplicação de vacinas, atualização de calendário vacinal de trabalhadores, verificação de pressão arterial, exames de diabetes, coleta de exames de pré-natal e atividade física e dança com acompanhamento de educador físico.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social também participou da ação oferecendo serviços de expedição de documentos como RG e CPF e atualização do Programa Bolsa Família.
Durante todo o dia centenas de pessoas foram atendidas pelas equipes. Para se ter uma ideia da dimensão dessas ações, as duas médicas do Programa Mais Médicos atenderam 145 pacientes, principalmente pessoas mais idosas que têm dificuldades de se locomover até o hospital mais próximo para um atendimento de rotina.
A secretária Amanda Andrade afirmou que o projeto se estenderá para outras comunidades e bairros da cidade. "Essas ações serão levadas a outras comunidades e bairros. Estamos descentralizando nossas ações e nos aproximando cada vez mais da população, prestando serviços básicos de saúde", disse.
A próxima comunidade a receber as ações do projeto será a Goiabeira, segundo informou a secretária.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Ednardo Pinto
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.