Parceria entre Mandacaru e Prefeitura de Pedro II está se ampliando cada vez mais. O objetivo do Mandacaru de propor uma melhor condição de vida as famílias de baixa renda, com energia, água através das cisternas, poços tubulares que são perfurados, equipados e às vezes até canalizado água para as residências, elaboração e acompanhamento de pequenos projetos de geração de emprego e renda, como criação de galinha, bode, hortas comunitárias etc. Agora essas ações estão cada vez mais sendo ampliada com a parceria da Prefeitura de Pedro II através do prefeito Alvimar Martins, que tem apoiado e se prontificado em somar esforços na conquista de resolver os problemas mais urgentes dessas comunidades rurais de Pedro II.
Segundo José Pinheiro (Coordenador da Unidade Micro-Regional do Mandacaru), esta parceria começou pela escola Thomaz a Kempis (Eco-Escola), onde a Prefeitura se responsabiliza pelo transporte dos alunos, alimentos para a merenda e parte dos funcionários da escola são cedidos pelo município. Hoje está parceria está ampliada em várias comunidades como a Tapera dos Vitais, onde existe um projeto envolvendo a parceria entre o Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, Associazione Modena Tenzo Mondo da Itália, Associação de Moradores da Região da Comunidade Tapera e Prefeitura de Pedro II com a construção do Colégio construído em Tapera no ano de 2007 com capacidade para mais de 170 alunos, oferecendo maior conforto e comodidade para os alunos da região que não precisam mais se deslocar a longas distancias para estudar como, por exemplo, nos Tucuns dos Donatos, pois o colégio de Tapera está próximo de todos, economizando tempo, custos e desgaste dos alunos onde muitos deles estudavam nas chamadas salas multi-seriados com várias séries juntas o que dificultava o trabalho das professoras e baixo rendimento na aprendizagem do aluno comprometido devido às salas de aulas serem impróprias para o aproveitamento e acomodação dos alunos.
Em alguns casos devido à localidade não ter colégio as aulas eram ministradas em casas de famílias.
Por estas e tantas outras realidades a Unidade Escolar de Tapera consegue eliminar estes acima citados e muitos outros desafios. Pra melhor rendimento da região o colégio recebeu um poço e nos próximos meses, deve dar inicio a construção de uma horta comunitária na área do colégio para a produção de verduras que estarão reforçando o cardápio da merenda escolar a ser consumida pelos alunos.
Agora, mais um investimento será feito na área de saúde, com esta mesma parceria será concretizado em breve, com previsão de conclusão e inauguração para o mês de março de 2009. Esta unidade de saúde atenderá na parte ambulatorial, mais de 230 famílias de várias comunidades da região. A parceria visa contar com profissionais de saúde trabalhando no atendimento da população tanto médica como dentária..
A região de Tapera dos Vitais, que inclui um total de aproximadamente 10 comunidades, tem em sua maioria famílias que vivem da agricultura de subsistência e criação de pequenos animais, bolsa família e aposentaria.
Agora esta parceria vai mais adiante com a perfuração, equipação de poços e se for possível até a canalização de água para as residências.
Segundo o Pinheiro, para esta primeira faze, já estão garantidos a perfuração de 14 poços, que está previsto para este mês o início, onde atenderão as comunidades que estão com maior dificuldade de água.
A parceria envolve o Mandacaru, DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) Prefeitura de Pedro II e deputado federal Osmar Júnior.
Hoje o grupo do Pinheiro que é o presidente do diretório municipal do PC do B e faz parte do Mandacaru, goza de um prestígio sadio com o prefeito Alvimar, porque ele usa este prestígio de uma maneira limpa beneficiando as comunidades, as famílias que precisam de um apoio e com isso ganha todo mundo.
Para ser político não basta só a vontade é preciso ter ação, na tentativa de resolver os problemas de uma comunidade.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.