Merenda escolar de qualidade é prioridade em Pedro II

Merenda escolar de qualidade é prioridade em Pedro II

Merenda escolar de qualidade é prioridade em Pedro II | Beto Barros / Sales Neto

Promover uma alimentação saudável, gerando mais qualidade de vida aos alunos. Pensando assim, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está, gradativamente, oferecendo aos alunos da rede municipal de ensino uma merenda escolar saborosa e de qualidade.

Os alimentos que chegam à mesa da Escola Municipal Monsenhor Lotário Weber e na Creche Tia Alice, por exemplo, passam por um planejamento nutricional, garantindo a qualidade das refeições.

 

Visando verificar, in loco, essa nova realidade por que passam as escolas do município, a prefeita Neuma Café visitou esta semana o colégio Monsenhor Lotário Weber. Acompanhada da secretária de Educação, professora Adriana Costa, e de outros assessores, a prefeita saboreou a comida servida aos alunos.

 

Os cardápios são elaborados em consonância com a nutricionista Renata Luísa Lima e a direção de cada escola, levando em conta o valor nutricional dos alimentos, garantindo dessa forma os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças e seu bem-estar durante o período em que permanecem na escola.

 

A equipe, além de verificar o que está sendo servido aos alunos, observou como é feito o processo de armazenagem e cozimento dos produtos e quais os padrões de limpeza adotados na escola.

 

Desde que o município adotou o sistema de aquisição dos produtos diretamente de agricultores familiares, as crianças vêm se alimentando com produtos como cheiro verde, alface, limão, maracujá, pão, polpa de fruta e até galinha caipira.

 

Através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), a SEMED promove a aquisição de alimentos de agricultores familiares cadastrados de Pedro II e região.

 

A prefeita Neuma Café afirmou que, além da melhoria na qualidade da alimentação, o município está proporcionando geração de renda aos pequenos produtores. "Estamos unindo o útil ao agradável. A boa alimentação na escola serve como um estímulo a mais aos alunos, e a compra direta dos pequenos agricultores gera renda para as famílias", enfatizou.

 

A secretária de Educação informou que o projeto de melhoria da alimentação escolar está apenas iniciando. "Já atingimos todas as creches da zona urbana e mais três escolas de ensino fundamental. Essa é uma das ações para melhorar a aprendizagem das crianças, como estímulo para que os alunos permaneçam mais tempo na escola", disse Adriana Costa.

 

A SEMED já colocou em funcionamento o Programa Mais Educação (PME), beneficiando 13 escolas do ensino fundamental nas zonas rural e urbana do município. No PME os alunos permanecem na escola em tempo integral, com atividades diferenciadas e com reforço escolar.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação










 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES