A Secretaria Municipal de Saúde de Milton Brandão, aos poucos está retomando suas atividades, nesse início de gestão do Prefeito Evangelista Resende.
O Dr. João Batista Martins Júnior, já empossado na função de Secretário de Saúde está tomando pé da situação da saúde e de como a Atenção Básica do município foi recebida e torna-la, mas eficiente, dando a população a devida atenção na área da saúde. A Covid-19 é uma preocupação a mais para o município, que precisa focar seus olhares para esse vírus, realizando um trabalho, educativo, preventivo e curativo, no caso da pessoa está infectada. O município precisa também já se preparar para o cumprimento dessa campanha de vacinação contra a Covid-19, que está por vim provavelmente ainda esse mês.
Segundo o Dr. Júnior Martins, a saúde, conforme levantamento, foi recebido combalida de problemas pelo mau gerenciamento dos programas do SUS (Sistema Único de Saúde) e que os mesmos precisam de ser cumpridos conforme pactuação. Temos as gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, que precisam de uma atenção especial, com acompanhamento por parte dos profissionais de saúde e a Secretaria de Saúde, irá dá total atenção a essas pessoas no que for possível. Será trabalhado as campanhas educativas, preventivas e de conscientização das pessoas, na prevenção de doenças como câncer de mama e de útero, próstata, Hanseníase, DST – AIDS e outras.
A Secretaria Municipal de Saúde, continuará com a realização de exames básicos, como de sangue, fezes e urina, para melhor precisar o diagnóstico da pessoa.
Dr. Júnior, também relata que a campanha de vacinação antirrábica, que deveria ter sido realizada em novembro, não foi. É preciso ser realizado essa vacinação dos cães e gatos do município, ainda este mês de janeiro, porque a próxima campanha de vacinação acontece em agosto, no mínimo o intervalo de uma vacina para outra é de 06 meses.
A Coordenação de Endemias, que é responsável pela execução do trabalho de controle das doenças endêmicas, concluiu apenas o programa da Dengue. É necessário o cumprimento da execução de todos os programas conforme a pactuação entre o Município. Estado e Governo Federal. Porém já foi montado o PA (Ponto de Apoio) será estruturado o local com computador, digitador, equipamentos necessários para executar todos os programas de controle das doenças endêmicas, como Doença de Chagas, Leishmaniose, Sisagua e outros...
“Viemos a convite do amigo e Prefeito Evangelista Resende e da sua esposa Iraci Resende, para desenvolver aqui na Secretária Municipal de Saúde, um trabalho a altura que merece o povo de Milton Brandão. Contamos com o apoio da Dra. Ana Cláudia Resende, que tem uma vasta experiência na área da saúde e de outros profissionais, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde e de endemias e outros que vão nos ajudar nesse trabalho para que possamos ter um resultado bem satisfatório”. Disse Dr. Júnior Martins.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.