Um ato público realizado em Pedro II nesta quarta-feira (18) marcou as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes - um momento onde a população, instituições e autoridades são convidadas a enfrentar os crimes de violência sexual e tomar conhecimento das ações que vêm sendo implementadas pelo poder público e demais órgãos.
Durante o evento, realizado na Praça Domingos Mourão Filho, alunos de vários colégios do município assistiram palestra, apresentação de cordel com tema relacionado ao dia 18 de maio e ouviram músicas temáticas executadas pelos músicos, Jully e Ramon Marques.
A secretária da Secretaria Municipal de Assistência de Social (Semas), Edileusa Brito, disse que os cuidados com as crianças devem partir desde o seio familiar até o convívio escolar, onde os educadores devem ficar atentos a quaisquer atos estranhos que possam ameaçar a integridade das crianças e adolescentes.
Já a coordenadora do Creas, Conceição Sousa, fez um discurso em tom de agradecimento aos parceiros que vêm colaborando com o trabalho de uma Rede de Proteção. Ela destacou que os resultados que estão aparecendo são frutos de um trabalho conjunto e de muita dedicação.
Em Pedro II, a Semas, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) vem desenvolvendo um trabalho continuado de fortalecimento da Rede de Proteção Social que tem como parceiros a Sociedade Civil Organizada, as igrejas, a OAB, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar (CT), o Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvis), Ministério Público, entre outros.
O acompanhamento de pessoas, principalmente com jovens, com algum envolvimento em atos infracionais ou de uso de algum tipo de entorpecente tem sido o diferencial desse trabalho que tem mostrado resultados positivos com a reinserção social dessas pessoas, resultando no retorno aos estudos e ingresso no mercado de trabalho.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Beto Barros
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.