As cerca de 200 famílias da comunidade Lagoa do Sucuruju, na zona rural de Pedro II, não precisam mais se deslocar à cidade para ter acesso a um atendimento odontológico. É que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, acaba de implantar uma equipe de saúde bucal na região, beneficiando outras 10 comunidades próximas.
?Percebendo a necessidade do município, solicitamos ao Ministério da Saúde o credenciamento de mais uma equipe de saúde bucal dentro do Programa Estratégia Saúde da Família (antigo PSF)?, explica a secretária municipal da Saúde, Rayana Alencar.
Das 12 equipes da ESF em Pedro II, nove prestam esse tipo de atendimento e, em grande parte, na zona urbana. Até então, somente as comunidades rurais Goiabeira e Serra dos Matões é que tinham dentista toda semana.
A realidade mudou. E mudou para melhor também para as famílias de outras 10 comunidades próximas à Lagoa do Sucuruju, como afirma a dona de casa Lúcia Maria de Sousa, 30 anos, moradora da comunidade vizinha Mato Verde e mãe do pequeno Antônio Anderson, de 04 anos: ?O atendimento ficou mais perto e tá bom pra todos nós?, disse. ?Nunca teve isso aqui e agora tá muito bom?, afirmou dona Antônia Maria Gomes de Oliveira, moradora da Ingazeira e mãe das crianças Rafaely, 3 anos, e Rafael, de 9 anos.
Elas eram uma das dezenas de mães que estavam participando da palestra educativa, realizada ontem de manhã, no povoado Ingazeira, outra comunidade beneficiada com a implantação da equipe de saúde bucal na região. Como parte da palestra, a dentista Alana Alencar também fez exame epidemiológico, uma escovação dentária supervisionada nas crianças e aplicação tópica de flúor. O atendimento clínico, ou seja, dentro do consultório, vai iniciar no próximo mês.
?Nossa meta é a de ampliar esse serviço a todas as regiões do município, principalmente na zona rural para que nossas crianças cresçam com saúde?, declarou a prefeita Neuma Café. Ela adiantou que o serviço será implantado, ainda, em outras duas comunidades: Palmeira dos Soares e Tapera dos Vital.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.