Conjunto habitacional localizado nas proximidades do IFPI de Pedro II, aparentemente pelo menos na parte externa das casas está concluído.
No local observamos que só agora está sendo ficados os postes para colocação da rede elétrica e a rede hidráulica pelo que notamos ainda falta.
As casas foram edificadas, mais até o momento não há delineamento das ruas, saneamento básico como calçamento, o que dificulta a moradia dos beneficiários.
Segundo critérios, o programa Minha Casa Minha Vida, tem como objetivo de promover moradia própria para famílias de baixa renda que ainda não tem imóvel.
Em alguns municípios do Brasil, o programa já foi alvo de críticas e denúncias conforme reportagens na televisão, pelo fato das regras serem desobedecidas pelos responsáveis dos cadastramentos das famílias a serem beneficiadas, onde em algumas situações nem sempre as famílias que se adéquam ao programa são beneficiadas, em outras, família que já possui casa recebe o benefício fazendo o cadastro no nome de outra pessoa, com isso tira a oportunidade de uma pessoa carente ter uma condição de moradia mais digna.
Pelo fato de ter sido publicado essa matéria foi solicitada uma publicação de uma nota de esclarecimento de autoria da Secretaria Municipal de Assistência Social, a qual nós publicamos sem nenhum problema.
Um trecho da nota diz o seguinte:
?3º - O nobre repórter afirmou na referida nota que as casas foram edificadas, mas as ruas não foram delineadas. Ora, para a execução de um projeto de construção de um conjunto habitacional, por exemplo, uma das exigências é a apresentação do projeto técnico/topográfico que contenha as especificações, locação e tamanho do terreno, das casas a serem construídas e o delineamento das ruas. E isso foi uma das primeiras providências a serem adotadas pela Prefeitura Municipal (veja cópia do projeto parcial em anexo)?.
Nós não falamos se o projeto existe ou não, dissemos que não há delineamento das ruas, que são as suas aberturas demarcadas com meios fincados nas extremidades tanto de um lado como do outro de cada uma delas, dimensionando a largura e isso não foi captado pela foto batida já hoje dia 16 de julho às 09:15h e muito menos foi visto se quer uma pedra de calçamento no local, o que vem a dificultar se uma família for morar nesse local, não tem nada haver uma coisa com a outra.
Entendemos que hoje nos municípios organizados é necessário projeto e outros documentos até na construção de uma fossa séptica quanto mais um conjunto habitacional.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.