Vários produtores de leite de Pedro II e alunos das escolas agrícolas participaram, nesta quarta-feira (28), de palestra sobre o Projeto Balde Cheio, na Escola Angelina Mendes Braga. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com o Banco do Nordeste, Embrapa e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.
O objetivo do projeto Balde Cheio, elaborado pela Embrapa, é promover o desenvolvimento da pecuária leiteira, por meio de transferência de tecnologia aos profissionais que atuam nessa área. De acordo com a metodologia do projeto, uma propriedade leiteira familiar é transformada numa ?sala de aula prática? ou UD (Unidade de Demonstração), como são chamadas. O produtor que adere ao projeto recebe capacitação, além de visitas mensais de um técnico.
A iniciativa já atende a outros 20 municípios piauienses. Em Pedro II, a palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Valter Silas, que destacou a importância do projeto para o aumento da produção da bacia leiteira no município.
A prefeita de Pedro II, Neuma Café, garantiu apoio à implantação do projeto do município. ?Pedro II está dando um passo importante para o desenvolvimento da bacia leiteira com a implantação do Projeto Balde Cheio?, disse o secretário municipal de Agricultura, Joao Batista Martins Júnior.
?É louvável essa iniciativa na região?, destacou o diretor da Escola Família Agrícola Santa Ângela, Chico Holanda, afirmando que esse incentivo da Prefeitura para os criadores de gado é inédito no município.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.