O município de Pedro II vai ganhar uma coordenadoria da Pessoa com Deficiência. O anúncio foi feito pela prefeita Neuma Café, durante a solenidade de entrega de 406 equipamentos ortopédicos realizada pela CEIR Móvel na cidade, na manhã do último sábado (25).
Órteses, próteses, sapatos ortopédicos, muletas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, entre outros, vão agora ajudar na recuperação e auxílio das pessoas com deficiência. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II, foi possível cadastrar e iniciar o tratamento de fisioterapia dos pacientes beneficiados. Além de Pedro II, a ação beneficiou ainda famílias dos municípios de Lagoa do São Francisco, Domingos Mourão e Milton Brandão.
?A entrega dos equipamentos vai possibilitar uma maior qualidade de vida para essas pessoas?, disse Neuma Café, destacando que a inclusão é uma das metas de sua gestão. A prefeita explicou que a nova Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, criada a partir da reforma administrativa aprovada recentemente pela Câmara Municipal, será ligada diretamente ao seu gabinete. ?Após uma reunião com o secretário da SEID, Hélder Jacobina, e com a deputada Rejane Dias, decidimos criar essas pasta para pensar a política da pessoa com deficiência como um todo, englobando a educação, a saúde e a assistência social?, explica.
A ação não se encerra na entrega dos equipamentos. Agora, os pacientes, dependendo dos casos, vão receber tratamento de fisioterapia para a adaptação aos equipamentos. Participaram da solenidade o secretário estadual para a Inclusão da Pessoa com deficiência, Helder Jacobina, o superintendente Multiprofissional do CEIR, Aderson Luz, o presidente da Câmara Municipal de Pedro II, vereador Roque Uchoa, dentre outras autoridades locais.
Texto Rosalina Ferreira S/C
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.