“Pedro II deu os primeiros passos para participar do PPF, diz representante da Embrapa

“Pedro II deu os primeiros passos para participar do PPF, diz representante da Embrapa

"Pedro II deu os primeiros passos para participar do PPF, diz representante da Embrapa | Enviada

Pedro II sediou nesta quinta-feira (08) o 1º Encontro Municipal do Programa Produtores do Futuro - programa governamental que visa proporcionar alternativas para a inserção dos alunos no mundo do trabalho e geração de oportunidades para a melhoria de qualidade de vida dos jovens alunos e seus familiares.

O Programa Produtores do Futuro é uma parceria do Governo do Piauí, Prefeitura Municipal, Embrapa, Banco do Nordeste, entre outros órgãos. O Encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, a partir de uma intermediação do deputado federal Assis Carvalho, que viabilizou audiência, no mês de julho, entre a prefeita Neuma Café e a Superintendência do Banco do Nordeste.

Neuma Café não participou do encontro devido a compromissos em Brasília, mas elogiou o Programa e ressaltou o esforço do deputado em viabilizar o evento. Segundo ela, o parlamentar se esmerou para conseguir viabilizar esse Encontro em Pedro II. "O deputado viabilizou uma audiência com representantes do BNB. Nossa intenção é aumentar e fortalecer as cadeias produtivas locais?. Ela acrescentou que vai buscar parcerias com o Estado, por meio do Emater, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e outros órgãos.

Durante as palestras, Marcos Jacob - representante da Embrapa - afirmou que nesse programa estão inseridas ações governamentais que visam fortalecer o aprendizado do jovem produtor da região. "Principalmente através das escolas agrícolas, onde as mesmas tornam-se possuidoras de setores de aulas práticas de diversas tecnologias geradas pela Embrapa", disse o palestrante.

O PPF é voltado para produtores da região previamente cadastrados e cada município começa com duas unidades, que poderão ser ampliadas posteriormente. "Como Pedro II já possui uma escola agrícola, fica mais viável a implantação dos projetos, porque são utilizados os prórpios alunos da escola", explica o técnico da Embrapa.

Para funcionar, o Programa exige que o município demonstre a intenção e o interesse de participar, posteriormente é realizada a assinatura da adesão. "E Pedro II já provocou esse Encontro Municipal, o que podemos entender que é um passo para a implantação definitiva do programa no município. O próximo passo será a implantação, de fato, onde instalaremos as primeiras unidades, formalizando o ingresso definitivo do município no programa", afirma Marcos Jacob.

Ainda durante o Encontro foram proferidas palestras com representantes do BNB, da CONAB (Programa PAA) e da SEDUC (PNAE).

SEMCOM



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES