A Prefeitura de Pedro II vai iniciar no próximo sábado, dia 25, uma campanha educativa para reorganizar o trânsito na cidade.
O trabalho, incluído na programação dos preparativos para o Festival de Inverno, é também uma das primeiras medidas adotadas pela Superintendência de Trânsito, órgão criado a partir da aprovação do projeto de reforma administrativa, em sessão desta segunda-feira (20) na Câmara Municipal.
Caberá à Strans, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, o trabalho de reorganizar o trânsito por meio de campanhas educativas tanto nas ruas, junto a motoristas e pedestres, como nas escolas do município, com palestras e distribuição de panfletos e cartilhas.
?É importante que o trabalho de conscientização das medidas preventivas comece desde cedo junto às crianças como, por exemplo, o respeito à sinalização?, justifica Sharlene Uchoa Sampaio, superintendente de Trânsito.
Ela explicou ainda que o trabalho não vai gerar multas. Nessa primeira fase, é apenas educativo e vai se estender durante os próximos 12 meses. ?Com a municipalização do trânsito em Pedro II, fica claro a divisão de responsabilidades dos órgãos em nível federal, estadual e municipal?, explica Sharlene.
Sob responsabilidade do Governo do Estado ficam as questões relacionadas aos condutores (formação, CNH, permissão para dirigir) e aos veículos automotores (registro, licenciamento, Renavam, que são atribuições estaduais, definidas no Código de Trânsito Brasileiro. DER, DNER e as polícias rodoviárias atuam nas rodovias.
O trabalho da prefeitura, por meio da Strans, será o de orientar quanto aos estacionamentos, sinalização das ruas, o sentido das vias públicas, da utilização correta de equipamentos de segurança como capacetes, cintos, retrovisores, dentre outros.
A orientação no trânsito será feita por seis agentes devidamente treinados. "Fizemos questão de iniciar este trabalho antes do festival de inverno como um dos preparativo para este grande evento em nossa cidade", informa a prefeita Neuma Café.
Texto e Foto: Rosalina Ferreira S/C
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.