Com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (SISAN) na região Nordeste, foi realizado em Maceió (AL), nos dias 28 e 29 de março, a Oficina Regional Nordeste do SISAN, com a participação de representantes da sociedade civil e do poder público dos municípios que aderiram ou estão em fase de adesão ao SISAN.
A prefeita Neuma Café e o coordenador do Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) Hélbio Horácio representaram o município de Pedro II no evento. O CERAC indicou José Maria Saraiva como presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Pedro II (COMSEA).
Ao comentar sobre a compra institucional de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar e demais órgãos da administração municipal, a prefeita Neuma Café avaliou a importância da oficina. ?Esse evento possibilitou conhecermos as experiências que queremos adotar em nosso município. Já estamos trabalhando nesse sentido?, afirmou.
Para Hélbio Horácio, a consolidação e a participação da sociedade civil favorece a qualidade e fortalece o SISAN. ?A nossa participação propicia mais propriedade para o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional em nosso município?, destaca o Coordenador do CERAC.
O Evento foi promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN Nacional). Os temas discutidos foram a situação atual do SISAN; as perspectivas para o futuro; as experiências municipais de implantação do SISAN; os desafios das compras institucionais; a segurança alimentar e os povos tradicionais.
Além de Pedro II, outros municípios do Piauí participaram da Oficina Regional: Piripiri, Corrente, Queimada Nova, Acauã, Paulistana e Teresina.
Com informações do COMSEA
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.