Levantamento preliminar, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aponta que o número de notificações (casos suspeitos) de dengue no município de Pedro II apresentou uma queda considerável este ano em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Antonio Ferreira Neto, supervisor de endemias, este ano foram notificados apenas 16 possíveis casos de dengue, sendo confirmado, oficialmente, apenas 1. No ano passado, neste mesmo período, foram 91 notificações, que resultaram em apenas 4 casos confirmados.
- A Supervisão de Endemias, através das equipes de agentes de endemias, vem fazendo, desde que assumimos, um trabalho preventivo, priorizando os locais com maior incidência de focos do mosquito aedes aegypti - explica o supervisor.
A queda no número de casos confirmados de dengue no município se deve ao trabalho de uma gestão de saúde responsável e empenhada em proporcionar melhor qualidade de vida para a população.
- A taxa de incidência da doença na cidade vem baixando consideravelmente, basta compararmos os índices de infestação predial por bairros - disse.
Em janeiro de 2013 o índice de infestação predial no bairro Cristo Rei, por exemplo, era de 13,04%, enquanto que no mesmo período de 2014, o índice de infestação neste mesmo bairro caiu para 2,40%. Da mesma forma aconteceu no bairro Mutirão, onde os índices chegavam a 10,44% no ano passado, e agora não passaram de 1,6%, no 1º Ciclo.
Antonio Ferreira Neto ressalta que a forma mais fácil de combater a dengue é trabalhando na prevenção. Ele alerta à população que evite deixar água parada em garrafas, pneus velhos e jarros de plantas sem perfuração para escoamento, além de não deixar as caixas d?água destampadas.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Beto Barros
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.