Pedro II Sustentabilidade propõe correção e inovação

Pedro II Sustentabilidade propõe correção e inovação

Pedro II Sustentabilidade propõe correção e inovação | Edinardo Pinto

Um dos mais importantes eventos na área ambiental e sustentável para Pedro II está acontecendo desde amanhã desta sexta feira (08), com palestras com renomados arquitetos com especializações em diversas áreas.

Pedro II Sustentável, tem o objetivo de corrigir algumas distorções no que for possível na parte central da cidade denominada quadrilátero e traçar daqui para frente uma metodologia de sustentabilidade em tudo que será feito.

Conforme o Arquiteto Júlio Medeiros, responsável pela ideia que tem a parceria de algumas instituições públicas, do governo federal, estado e do município de Pedro II, disse que “o projeto visa dá uma melhor condição e estruturação ao município, para ampliar a incrementação do turismo, já que o Festival de Inverno está consolidado. A ideia do evento é traçar estratégia para organizar o futuro de Pedro II. Para isso fomos atrás de renomados arquitetos paisagísticos, como o paisagista Benedito Abud, para conhecer a cidade e ver qual a melhor forma que podemos pensar para trabalhar nessa reorganização, Luís Vieira, Pamela Franco, Patrícia Mendes e outros, com o pensamento de trazer um novo público para a cidade, observando o potencial que o município tem em arquitetura, ambientalista, para trabalharmos em novos projetos de correções, com o objetivo de voltar esse equilíbrio natural, em relação a temperatura, o período regular das chuvas, a recuperação de algumas nascentes que desapareceram devido a esses erros de planejamentos. Diante dessa realidade, precisamos já começar a trabalhar essas políticas sustentáveis, para que essa situação não se agrave mais ainda”.

Já o Presidente do CRECI – Piauí, Nogueira Neto, disse que “o evento é inovador para Pedro II e reúne o melhor da arquitetura regional e nacional, para discutir e planejar de como serão feitas as correções do passado de planejamento urbano e daqui para frente traçar novas políticas sustentáveis, para que ao longo dos anos possamos reduzir essas situações adversas em Pedro II e no Brasil, como as altas temperaturas, falta de chuvas, desaparecimento de alguns mananciais, poços secando, etc...

A exemplo desse novo conceito de sustentabilidade, nós vamos ter um lançamento de um bairro aqui em Pedro II que é o Bairro Vila das Flores, que contempla todos os aspectos que estamos vendo aqui pelos os palestrantes, como reaproveitamento de água usada, uso de energia limpa que é a energia solar, coleta de lixo seletiva, urbanização em paralelepípedo, por amenizar a temperatura, toda madeira usada nos imóveis será certificada, teremos viveiro, com produção de plantas nativas, pistas de caminhada, ciclismo, vamos incentivar aos moradores nas suas compras, nas visitas aos amigos no próprio bairro, que se façam a pé, vamos incentivar as rodas de conversas nas portas das residências e dos comércios, tudo isso são tradições que estarão sendo trabalhadas para serem resgatadas”. Finalizou Nogueira Neto.

Já o renomado Arquiteto Paisagístico Benedito Abud, disse que "ficou encantado com a cidade de Pedro II, que já tem o Festival de Inverno, um evento de grande importância para o setor turístico, cultural e comercial, com o seu artesanato, com a sua culinária, mais que é preciso fazer novos incrementos para o fortalecimento desse potencial turístico que Pedro II tem e que possa ser sustetável, e que para isso precisa ser trabalhado. Essa ideia do Pedro II Sustentável, hoje é indispensável, se quiser continuar potencializando essa vocação turística que o município tem. E dentro desse contexto o meio ambiente está atrelado a essas necessidades de mudanças de hábitos. Eu pude ver que o pessoal daqui gosta muito de plantar árvore que é muito legal e importante, desde que se plante árvores nativas. Aqui tem muito Ninhos plantados e não é bom porque é uma planta inseticida o que tem um efeito nocivo a abelha, falam até que causa esterilização aos pássaros, etc... Por isso a arborização é muito importante assim como é muito importante também saber fazer a escolha dessas árvores para os plantios e ver em que local as mesmas serão plantadas.

Aqui o artesaato é muito importante é muito rico, a Opala é uma referência para o município, mais aqui na feira que é um local que sempre será visitado pelos turistas é preciso fazer algumas correções na parte organizacional e de preço, que as vezes está acima do valor ideal, o que espanta o turista. Na parte da gastronomia é necessário se observar a origem de onde veio todos os produtos servidos aos visitantes, aos turistas e isso já pode ser pensado e implantado, o que vai valorizar aida mais. Nós sabemos da boa vontade, do comprometimento do prefeito Alvimar Martins, mais é preciso que as pessoas, as empresas abracem a causa para que o retorno possa ser efetivado”. Disse Benedito Abud.

Já o empresário Paulo Robert, elogiou o evento e disse que “Pedro II tem que caminhar daqui para frete com esse pensamento de sustentabilidade e como exemplo nós da PR Construções em parceria com o Arquiteto Júlio Medeiros, CRECI, Prefeitura de Pedro II, Diocese de Parnaíba, através de suas paróquias Nossa Senhora da Conceição e São José, CAU - PI, CREA - PI, SINDUSCON – PI, vamos laçar a criação do Bairro Vila das Flores, o primeiro do Piauí com o conceito de sustentabilidade e meio ambiente, amanhã às 19:00h, o Memorial Tertuliano Milton Brandão”. Finalizou Paulo Robert.

Para a Secretária de Turismo Rejanete Campelo, “o evento foi muito interessante por despertar um nova forma de buscar corrigir alguns erros de planejamento na urbanização do passado e trabalhar daqui para frente visando a sustentabilidade de tudo que for ser feito. Para isso é necessário que a comunidade abrace a causa porque se não a cada dia teremos surpresas desagradáveis como o aumento ainda mais da temperatura, desaparecimento de outros mananciais, os poços continuarão baixando seus níveis de água, etc...”

O Prefeito de Pedro II Alvimar Martins, disse em sua fala que Pedro II precisa evoluir, dá um salto de qualidade na forma de pesar e executar seus projetos com visibilidade para o futuro pesando na preservação ambiental e sustentável. Para dá início a esse novo pensamento Pedro II estará ganhado um novo bairro que é o Vila das Flores que terá esse conceito e que servirá de modelo para que outros municípios possam também inovar na forma sustentável de urbaização que hoje é uma necessidade, por isso é um projeto que teve e terá meu apoio pela sua importância no contexto social, econômico e sustentável”. Disse Alvimar Martins.

Infelizmente foi sentido pela organização do evento a ausência de representantes de algumas instituições que foram convidadas e sem justificativas não compareceram ao evento de tamanha importância para o município e porque não dizer para o Piauí.

Estiveram presentes no auditório da Câmara Municipal de Pedro II, dentre eles, o prefeito de Pedro II Alvimar Martins, presidente do CRECI – Piauí Nogueira Neto, arquiteto Júlio Medeiros, idealizador do evento, Vereador Fabiano Oliveira, secretárias de agricultura, cultura e turismo, Cleidiane Mesquita, Sandra Brandão e Rejanete Campelo, Diretor de Políticas Institucionais Diego Martins e Chefe do Setor de Tributação Dailo Brandão. Além das autoridades relatadas tivemos também as presenças da equipe de arquitetos conforme a programação de palestras.

Arquiteto Luiz Vieira-PE, parques urbanos e paisagismo nos sítios urbanos e nascentes; arquiteto paisagista Benedito Abbud-SP, arborização urbana e espaços públicos;

Arquiteta Pamela Franco-PI, requalificação nos centros das cidades históricas;

Arquiteta Patrícia Mendes-PI, projetos de restauração e preservação em sítios históricos; produtor cultural Manuel Touguinha-RS, Museu da Opala.

A programação segue a parte da tarde com a seguinte programação:

Na Praça do Recanto.

16h – Master Class com Tiago do Espírito Santo-SP, oficina de música, “Ritmos da música”.

19h – Jam session com os músicos Paulo Dantas-PI e Roberto Chinês-MA.

20h – Jam session com os músicos Tiago do Espírito Santos -SP & Sandro Raick-SP

9 de dezembro:

09h – Treking na Serra dos Matões e roteiro da “Arquitetura da Terra”.

16h – Master Class com Paulo Dantas e lançamento do livro

“Estudando baixo elétrico, volume 1”.

17h – Oficina da programação do Festival de Inverno 2018.

19h – Jam session com o vencedor do festival de Novos Talentos do contrabaixo.

20h – Jam session com o Clube do Jazz.

No final das palestras algus palestrantes e empresários foram homenageados com um broche de prata com Opala, que foram doados pela Opalas Pedro II, uma empresa renomada de Pedro II na área de produção de joias em prata com Opala, que tem como proprietários Juscelio Araújo e Aurea Amélia Bradão. 



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES