Pedro II vai corrigir distorção na aprendizagem

Pedro II vai corrigir distorção na aprendizagem

Pedro II vai corrigir distorção na aprendizagem | Edinardo Pinto

O Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF) mostra, em pesquisa feita em 2009, que quatro em cada 10 brasileiros que cursaram até a quarta série e hoje estão entre 15 e 24 anos de idade não compreendem nada além de um pequeno bilhete ou anúncio.

Para mudar essa realidade também de Pedro II, a Prefeitura aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) , que tem como objetivo alfabetizar em língua portuguesa e matemática, até o terceiro ano do Ensino Fundamental, todas as crianças das escolas municipais e estaduais urbanas e rurais do país.

Durante todo o dia de hoje (16), cerca de 120 profissionais da educação municipal participam da 1º Etapa de Capacitação do Pnaic. A adesão dos professores do 1º a 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de Pedro II ocorre por meio da inscrição no curso de formação.

Ao final de todas as etapas, serão 200 horas de capacitação. ?A partir daí, os professores alfabetizadores estarão preparados, motivados e comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa da trajetória escolar?, explicou a coordenadora local do Pnaic, Adriana Brito Gomes.

A capacitação em Pedro II é feita por seis professores da própria rede de ensino municipal, que, por sua vez, já foram treinados numa etapa anterior, por meio da Universidade Federal do Piauí, como parte do programa federal.

Mais investimento

Em Pedro II, existem cerca de 1.700 alunos matriculados na rede municipal de ensino. A distorção idade/série é de dois anos, considerada muito alta. ?A criança precisa ser alfabetizada logo nos primeiros anos?, disse a prefeita Neuma Café, durante a abertura do evento de capacitação pela manhã. ?Para isso, o esforço deve ser de todos nós, não só dos gestores, mas principalmente dos professores.

Por isso, estamos investindo em qualificação técnica e melhorias das condições de trabalho desses profissionais?, completou.

Instituído pelo Ministério da Educação (MEC), o Pacto é um compromisso assumido pelos governos federal, estaduais e municipais para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Texto: S/C Rosalina Ferreira



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES