A Prefeita Neuma Café e comitiva fizeram a entrega do sistema de abastecimento de água das comunidades Pilões e Porteiras II.
A solenidade de inauguração aconteceu neste domingo (15) e contou com a participação dos moradores da região, vereadores, secretários, assessores, que foram prestigiar esse momento festivo para essas comunidades ao som dos Feras do Forró com o Chico Pelado.
O sofrimento de quem vive em uma comunidade que não tem água é imensurável, principalmente nos lugares onde a escassez de chuvas castiga a lavoura, as pequenas criações de animais e as próprias famílias que ali vivem.
A atual gestão municipal vem encontrando soluções que amenizam essa realidade de algumas comunidades, como é o caso das comunidades Pilões e Porteiras II, onde a Prefeitura de Pedro II perfurou e equipou poços com sistema de canalização de água para as residências de todas as famílias.
Para Lucina Teixeira de Andrade dos Pilões, o sofrimento com a escassez de água chegou ao fim. "A gente sofria muito atrás de água a dois km daqui, até nosso jumento que carregava água sofria demais com o peso das ancoretas. Agora tudo ficou mais fácil pra nós", conta.
Maria de Sousa de Oliveira, Porteiras II, a (41 km) da cidade, disse que “o sofrimento de todos esses anos foi grande devido à falta de água para o consumo humano e até para dá os animais”.
No período de forte estiagem o drama de quem mora nesses povoados que não tinham água aumentava. "No verão a gente sofria demais, agora temos água em casa, na torneira. Era o nosso maior sonho", relata Valdir Ribeiro, morador da comunidade Pilões, distante (32 km), da sede do município.
A prefeita Neuma Café anunciou que outras comunidades da região semiárida do município também serão contempladas com abastecimento d'água, a exemplo da comunidade Tucuns dos Braga, onde a equipe técnica está concluindo o serviço de instalação dos equipamentos e tubulações.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.