Prefeito de Pedro II Alvimar Martins, em companhia do Deputado Wilson Brandão participou de audiência com representantes do Governador do Piauí Wellington Dias, Secretários de Governo Merlong Solano, Defesa Civil Hélio Isaias, Presidente da Agespisa Emanoel Bonfim e equipe técnica, para discutir a problemática da falta de água na cidade, que está prejudicando a população, pelo fato do local onde as bombas estão montadas e faziam o abastecimento secou.
A audiência aconteceu no final da manhã de segunda-feira (11), e teve alguns encaminhamentos apresentados, a equipe se comprometeu a colocar em funcionamento mais dois poços às margens do Açude Joana, para complementar os outros dois que já funcionam no local e aumentar a quantidade de água a ser bombeada para o sistema de abastecimento. Também serão disponibilizados mais 10 poços na comunidade Santana para a captação de cerca de 100 mil m³ de água, que irão atender a zona urbana do município. Outra medida será o envio de uma equipe técnica da Agespisa para estudar a viabilidade de reativação das bombas do Açude Joana, que devido aos baixos níveis encontram-se desativadas.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Pedro II será incluída no decreto em que coloca o município com parte da região do semiárido em situação de emergência, o que garantirá a realização de intervenções imediatas. Não são medidas ideais, pois vivemos uma grave seca que dura mais de cinco anos, mas devem trazer uma melhora a curto prazo.
Vale lembrar que a concessão pela distribuição de água é de responsabilidade da Agespisa, cabendo à Prefeitura a manutenção dos mais de 160 chafarizes, que atualmente estão em pleno funcionamento na zona urbana e rural de Pedro II e têm minimizado o sofrimento da população. Mas não podemos fechar os olhos para essa crise que tira o sono da nossa população e prejudica o cotidiano de todo o município.
Estamos acompanhando de perto e cobrando das autoridades respostas rápidas, mas, infelizmente, temos ouvido que o racionamento de água é inevitável e deve ser cumprido à risca até que a vazão dos poços e do Açude Joana seja retomada.
Queremos muito mais para o nosso povo, por isso continuaremos exigindo medidas concretas para acabar com sofrimento de todos que vivem em Pedro II e que ponham de vez um fim a essa crise hídrica em nossa cidade. Não temos dúvidas de que iremos contornar esse problema. É mais um desafio que nossa administração irá vencer! Disse Alvimar Martins.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.