Nos últimos anos, a cidade de Pedro II vem sendo palco de cenários de violência protagonizados por adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social inseridos nesse meio, muitos desses, vítimas da dependência química.
A prefeita Neuma Café, ao promover uma reforma administrativa na atual gestão municipal, criou a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social ? SEMAS -, objetivando traçar e executar políticas públicas no combate e prevenção às drogas e suas consequências.
Uma das determinações da prefeita à Coordenadoria foi elaborar um
levantamento com a real situação desses adolescentes e jovens. De posse do relatório, a gestora municipal passou a cobrar providências que mudem tal realidade.
Na manhã de sexta-feira (31) a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes Alves; o coordenador de Enfrentamento às Drogas, Samuel Castro; o representante do Conselho Tutelar, Adelino Marinho, e técnicos das secretarias de Assistência Social e Saúde realizaram uma visita à Clínica Terapêutica Vila do Vale, que acolhe e trata dependentes químicos no município. O objetivo é firmar parcerias que possibilitem ampliar esse trabalho. A Comunidade Terapêutica Espaço Semear, que também trabalha nesta mesma linha, ainda deverá ser visitada com a mesma finalidade.
Ainda na sexta-feira aconteceu uma reunião com a prefeita Neuma Café, onde ficou acertado a elaboração de um calendário de visitas periódicas aos adolescentes, jovens e suas respectivas famílias, com objetivo de conhecer cada caso e prestar assistência através dos profissionais da SEMAS. Também será criada a Câmara Municipal de Enfrentamento às Drogas e à Violência e implantada uma Unidade de Acolhimento à esses adolescentes e jovens dependentes químicos. Será criado também o Programa Municipal de Redução de Danos, entre outras ações. ?Cuidar dessa juventude agora, é cuidar do futuro dos nossos filhos, dos nossos netos. É cuidar do futuro do nosso município?, disse a prefeita Neuma Café. ?Mas para isso, é preciso o envolvimento de todos, agentes públicos, familiares e de toda a sociedade?, completou.
Essas ações serão coordenadas pela SEMAS, através da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e envolverá todas as secretarias da administração pública municipal.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos:Sales Neto
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.