A Prefeitura de Pedro II realizou hoje (18) uma oficina de trabalho para discutir da implantação da rede municipal de atenção integral às pessoas em situação de violência sexual. A coordenação ficou a cargo da diretoria do Hospital Josefina Getirana Netta.
A estratégia busca atender ao cumprimento da Lei Federal nº 12.845, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 1º de agosto de 2013, que prevê assistência obrigatória por parte dos hospitais da rede SUS, em oferecer atendimento emergencial às vítimas de violência sexual.
?Com essa iniciativa da gestão Neuma Café, Pedro II sai na frente de diversos municípios brasileiros, tendo em vista que a Lei só vai entrar em vigor a partir de novembro deste ano?, explicou Veronésia Rosal, diretora do Hospital Josefina Getirana Netta.
A implantação do serviço vai garantir apoio médico, psicológico e social às vítimas, incluindo também a coleta de material para realização do exame de DNA para identificação do agressor.
Participaram cerca de 100 profissionais de diversas áreas, entre as quais, Saúde, Assistência Social, Coordenadoria da Mulher, Ouvidoria, IML (médico legista), entre outros.
Fonte: SEMCOM
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.