A Câmara Municipal de Pedro II foi o local escolhido para a realização da capacitação sobre o sarampo, voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), enfermeiros e médicos da cidade. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu nesta terça-feira (8).
Segundo a gerente de Vigilância Epidemológica, Maria Herlândia Sousa, a ação foi motivada pelos recentes casos de sarampo registrados em cidades piauienses, como Alagoinha e Campo Grande do Piauí, bem como pela Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo.
“Não temos casos suspeitos e nem diagnosticados em Pedro II, mas precisamos ficar atentos. Por isso, organizamos esse evento para que nossos profissionais estejam preparados para atender adequadamente possíveis pacientes com a doença, seguindo o protocolo correto. Dessa forma, os orientamos sobre procedimentos para o diagnóstico, tratamento, acompanhamento e manejo clínico de exames laboratoriais”, pontua.
Vacinação contra o sarampo
Iniciou na última segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que encerra no próximo dia 26. As vacinas estão disponíveis nos postos de Saúde da Família e Centro de Saúde Hortência Campelo.
Pessoas com idade entre 12 meses e quatro anos devem tomar uma dose da tríplice viral e uma da tetra viral. Aquelas com idade de cinco a 29 anos precisam tomar duas doses da tríplice viral. Já para os adultos de 30 a 49 anos é destinada uma dose da mesma vacina. Quem já está vacinado não precisa repetir o procedimento.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.