Os orientadores dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, programa gerenciado pela Secretaria de Assistência Social de Pedro II, estão participando de uma oficina de capacitação com uso de material reciclável.
A Coordenadoria Municipal da Mulher entrou na parceria cedendo a instrutora Conceição Nascimento, que está ensinando aos educadores práticas de reciclagem de papel, utilizando jornais antigos, e de garrafas peti.
Para se ter a ideia da importância da reutilização desse tipo de material, uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.
Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água e 5 Mw/hora de energia, enquanto que para produzir uma tonelada de papel reciclado apenas é preciso uma tonelada e meia de papel velho, dois mil litros de água e 2,5 Mw/hora de energia.
Através desse programa, a Prefeitura ainda vai realizar outras oficinas, como bisqui e hortas e vai promover a prática de jogos de futsal e capoeira. O programa, que antes funcionava como ProJovem e Peti, também promove palestras sobre drogas, violência sexual e doméstica, sexualidade, entre outros temas.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Ednardo Pinto
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.