De mãos dadas, escolas, comunidade escolar e órgãos públicos do município de Pedro II estão intensificando ações educativas e preventivas contra o Zika Vírus, a Chikungunya e a Dengue. Teve início nesta terça-feira, 15, a Semana do Programa Saúde na Escola (PSE).
Equipes formadas por diversos profissionais das secretarias municipais de Saúde e Educação estão promovendo palestras educativas em todas as escolas de ensino fundamental maior e nas escolas da zona rural que contam com atendimento do PSE. O objetivo é conscientizar a população, a partir das escolas, sobre o perigo que o mosquito Aedes Aegypti traz para a saúde da população em geral.
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído pelo decreto presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, como proposição de uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção
integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público (educação infantil, ensino fundamental e médio, educação profissional e tecnológica e na educação de jovens e adultos (EJA), no âmbito das escolas e/ou das unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF).
A Semana do PSE está sendo realizada em várias escolas municipais e, na oportunidade, também está sendo realizado um diagnóstico e, se for o caso, o tratamento de tracoma através de técnicos especializados encaminhados pela Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde).
As secretárias de Saúde, Amanda Andrade, e de Educação, Adriana Costa, foram às emissoras de rádio anunciar o início das atividades, que serão finalizadas no dia 22 de março com a realização de um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Semed e SMS
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.