Projeto comprará maquinários para oficina de lapidação em Pedro II

Projeto comprará maquinários para oficina de lapidação em Pedro II

O químico Alberto Melo Santos e técnico de produção do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) está no Piauí encerrando as ações do Projeto de Desenvolvimento de Tecnologias Integrado ao Arranjo Produtivo Local (APL) da Opala, em Pedro II.

A compra de equipamentos para a Oficina de Lapidação e Joalheria instalada no município para beneficiamento e lavra da opala está entre as ações do projeto.

As atividades têm objetivo na melhoria das condições de trabalho no garimpo, tornando mais profissional.

A atividade profissional da lapidação da opala está ligada ao aumento da produtividade.

A produção crescendo, surgem novas oportunidades de trabalho e empreendimentos no setor de lapidação e joalheria.

Foi com direcionamento nesse processo, que o Cetem, ofereceu equipamentos que auxilia no melhoramento da produção, reduzindo o trabalho rústico gerando menos poluição.

Segundo Alberto Melo Santos, o equipamento que o Cetem trouxe para o Piauí é o mesmo utilizado no beneficiamento do ouro em outras regiões do País.

?Com o uso dessa máquina vamos dobrar a recuperação da opala, chegando a 60 toneladas desse mineral, tendo um melhor aproveitamento durante o beneficiamento, podendo aproveitar aquele rejeito que antes era desperdiçado?.

O equipamento instalado em Pedro II classificará a opala em três etapas por meio do processo de lavagem com passagem por peneiras.

Na primeira peneira, que tem 84 mm de espessura ficam apenas as opalas. O que passa dessa peneira é a areia e a opala sem valor que serão utilizadas na produção de tijolos ecológicos. Numa última peneira é descartada apenas a lama que fica numa bacia de decantação.

A utilização dessa máquina facilita a mineração, proporcionando mais qualidade e segurança de trabalho para os garimpeiros.

Além disso, há um aumento de mais de vinte vezes a quantidade de pedras garimpadas.

Segundo engenheiro civil Marcelo Morais, coordenador do APL da Opala, ?com este equipamento há uma redução de duas horas de trabalho, ter a mesma produção de uma semana de garimpagem?.

O APL da Opala é executado no Piauí pela parceria entre a Prefeitura Municipal de Pedro II, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet); SEBRAE - Piauí; Cetem; Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia; entre outras instituições.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES