Uma comitiva formada pela prefeita Neuma Café, secretário de Desenvolvimento Rural do Estado do Piauí (SDR), Francisco Lima, secretários municipais e técnicos da SDR e do Emater, foi ao Ceará conversar com empresários e produtores sobre o sucesso e também os problemas enfrentados pelos empreendimentos do ramo de produção de rosas e plantas ornamentais.
A visita técnica faz parte de um projeto que visa incentivar a produção de rosas e plantas ornamentais no município de Pedro II. Foram visitadas experiências bem sucedidas nos municípios da região da Serra da Ibiapaba, onde atuam as maiores empresas de produção de flores instaladas no Ceará.
No município de São Benedito a equipe visitou a Fazenda Reijers, empreendimento de uma família holandesa que há 14 anos produz rosas e plantas ornamentais em estufas, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Ceará. Em São Benedito a produção emprega, no total, 320 funcionários, abrange 28 hectares em rosas e 12 hectares em outras flores e gerou em 2014 um faturamento de R$ 20 milhões de reais.
Ruan Oliveira, engenheiro agrônomo da fazenda, que acompanhou os visitantes, garante que Pedro II reúne as condições necessárias para a implantação de um polo produtor no município. "A junção do clima da região, o interesse dos governantes e os incentivos necessários proporcionam as condições necessárias para a produção de rosas e outras flores naquela região", afirmou.
A prefeita Neuma Café mostrou-se otimista com o que viu e afirmou que em parceria com o Governo do Estado, empreenderá esforços para incentivar a produção em Pedro II. "Foi o primeiro passo. Já no final desse mês, técnicos da SDR e do Sebrae do Ceará estarão em Pedro II analisando as condições do clima e solo e elaborando o projeto que visa a implantação de um polo produtor de flores em nosso município". disse.
Ainda foram visitadas pela equipe outras três produções de flores e plantas ornamentais na região serrana do vizinho estado do Ceará. Além da prefeita Neuma Café, integraram a equipe de Pedro II o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Francisco Sotero, e os secretários de Agricultura, Celso Braga, e de Comunicação, Sales Neto.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Sales Neto
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.