A voz é um dos principais instrumentos do cotidiano dos professores. Com esse pensamento nasceu, o projeto "Voz Afinada" com o objetivo possibilitar a permanência dos professores no trabalho sem esforços na atividade profissional, sem desconfortos e sem riscos.
O projeto teve o apoio das secretarias de Saúde e de Educação do município e foi idealizado e desenvolvido pelas fonoaudiólogas do Núcleo de Atenção à Saúde da Família de Pedro II (NASF), Sarah Mourão Pinheiro e Thayana Sotero. “A ideia nasceu pelos casos que apareceram no NASF de professores com problemas de voz, como rouquidão, o que significa que essa alteração se dá pelo profissional não está usando a sua voz de forma correta”. Disse Sarah Mourão.
Inicialmente o público são os professores das escolas Unidade Escolar José Teixeira Santos, no Centro, e o Anexo Monsenhor Lotário Webber, da rede municipal.
Os professores foram submetidos a uma triagem vocal, por meio de um questionário de diagnóstico e observação, que, após a análise dos dados, permitirá às fonoaudiólogas dar os resultados e orientar os docentes através de palestra com dicas de higiene vocal e o encaminhamento de saúde aos casos que necessitem de um acompanhamento maior pelo NASF.
“Foram avaliados dezesseis professores nos dois colégios mencionados no projeto piloto”. “Após essa triagem vamos realizar Hoje quinta feira (03), uma palestra com os professores da Escolar José Teixeira Santos e posteriormente com os professores do Anexo Monsenhor Lotário Webber e repassar algumas orientações e exercícios para o aquecimento de vós imprescindível para manter sempre a voz afinada”. Disse Thayana Sotero.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde da Família de Pedro II, Jorge Fernando, a intenção é expandir o projeto. "Inicialmente, estamos com esse projeto piloto em duas escolas e está dando muito certo, agora a intenção é ampliar para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino", conclui o coordenador.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.