A equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social de Pedro II, recebeu nesta quarta-feira (28) a visita do representante do Ministério Público Estadual (MPE), promotor Plínio Fontes.
Segundo o próprio promotor, já existe uma parceria envolvendo o CREAS, o MPE e o Poder Judiciário. " E nós viemos aqui conversar com os menores e adolescentes que são assistidos pelo município através dos serviços oferecidos pelo CREAS. Esses menores foram submetidos a medidas socioeducativas e de liberdade assistida. Nós acompanhamos, de perto, esse trabalho desenvolvido aqui", disse Plínio Fontes.
O CREAS é um serviço público, oferecido pelo município, responsável pela organização e oferta de serviços de proteção social especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Presta apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.
Durante a conversa com esses menores que cometeram algum ato infracional, a coordenação do CREAS fez uma homenagem e um agradecimento ao promotor pelo trabalho desenvolvido. Quem entregou o certificado foi a assistente social e coordenadora do CREAS, Conceição Sousa.
Plínio Fontes destacou a diminuição de atos violentos envolvendo jovens. "Pedro II já não registra mais tantos confrontos de gangues e atos de violência envolvendo jovens, como acontecia há um ano atrás. Isto é fruto do trabalho desenvolvido pelas equipes do CREAS, em parceria com o Ministério Público e o Judiciário", comentou o promotor.
O representante do MP enfatizou ainda que, além dessas parcerias que foram mantidas e dos esforços que estão sendo envidados, é necessário a colaboração da família desses menores. "Uma instituição muito importante nesse processo é a família, precisamos que os familiares também se empenhem nesta luta", pontuou.
A secretária de Assistência Social, Lurdinha Alves, afirmou que a parceria com o Ministério Público tem surtido um efeito bastante positivo. "Nossa equipe tem trabalhado intensamente em busca de amenizar os problemas que chegam até nós. A parceria com o Ministério público tem nos ajudado muito, e é essencial para o êxito desse trabalho", disse.
O CREAS dispõe de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais que atendem os menores e suas famílias com acompanhamento, orientações, oficinas, entre outras atividades.
ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS
Segundo dados da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas, 95% das pessoas acompanhadas pelo órgão no ano passado deixaram o vício do uso de algum tipo de droga. "Aqui, nós fazemos uma busca ativa nos bairros, conversamos com as famílias e procuramos fazer a reinserção social dessas pessoas. É assim que desenvolvemos nosso trabalho", afirmou o coordenador Samuel Castro.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Sales Neto e Beto Barros
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.