Rita Lisboa elogia ações implementadas pela Prefeitura de Pedro II

Rita Lisboa elogia ações implementadas pela Prefeitura de Pedro II

Rita Lisboa elogia ações implementadas pela Prefeitura de Pedro II | Edinardo Pinto

"A onda das drogas pegou todo mundo de surpresa. Nem a população, nem as instituições estavam preparadas para enfrentar esse desafio que não é fácil, mas não é impossível quando se tem determinação e políticas públicas. Louvo aqui a iniciativa dessa gestão em discutir tema tão em evidência". Foi com essas palavras que Rita Lisboa, psicóloga e representante da ONG Fraternidade Terapêutica O Amor é a Resposta - instituição que atua na Vila Ferroviária, em Teresina -, abriu a Oficina de capacitação realizada esta semana em Pedro II.

A Oficina de Capacitação teve como público-alvo servidores do CRAS, CREAS, SEMAS, Educação e Agentes de Saúde. O objetivo é identificar pessoas com problemas de uso de drogas e, posteriormente, traçar um perfil de cada uma, com seus respectivos problemas.

A Secretária de Saúde Rayana Alencar abriu o evento, saudando aos presentes e explicando, de forma breve, o objetivo da Capacitação.

A prefeita Neuma Café falou sobre o avanço das drogas e da violência em Pedro II e em todo o país. "Nossa administração está preocupada com essa situação. Estamos iniciando um trabalho de levantamento e identificando os jovens envolvidos com drogas. As famílias estão sendo visitadas por uma equipe que visa conhecer melhor a realidade para trabalharmos políticas públicas que possam ajudá-los a sair desse caminho obscuro", comentou.

Durante o encontro Neuma Café mostrou alguns avanços que já estão sendo alcançados. "Os primeiros resultados já foram alcançados, onde alguns já aceitaram retornar à sala de aula, participar de cursos profissionalizantes, outros aceitaram ser internados para tratamento da dependência química, além de outros casos que estão sendo monitorados", relatou.

No início do mês de fevereiro, a Prefeitura de Pedro II criou a Câmara Municipal de Enfrentamento ao Crack, outras Drogas e à Violência, objetivando desenvolver um plano de ações integradas de enfrentamento às drogas e à violência no município, propondo estruturar uma rede de acolhimento, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas e dependentes químicos. Na oportunidade, a prefeita Neuma Café determinou que fossem desenvolvidas ações conjuntas envolvendo todos os órgãos da administração municipal, principalmente das secretarias de Assistência social, Educação e Saúde.

Dando prosseguimento a essa política, a Prefeitura Municipal de Pedro II, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, vai realizar uma audiência pública sobre a violência. Será no dia 25 de fevereiro, terça-feira, a partir das 17h00, no auditório do CEEP Angelina Mendes. Além da sociedade civil e a população em geral, estão sendo convidados representantes do Poder Público, Poder Legislativo, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícias Civil e Militar.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Ednardo Pinto



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES