Saúde utiliza nova ferramenta de gestão visando resultados mais eficazes

Saúde utiliza nova ferramenta de gestão visando resultados mais eficazes

Saúde utiliza nova ferramenta de gestão visando resultados mais eficazes | Beto Barros

A Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está iniciando a implementação de uma ferramenta de gestão focada em resultados, no acompanhamento dos resultados dos serviços oferecidos nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

Com a participação de enfermeiros e agentes comunitários de saúde das 15 Estratégias de Saúde da Família do município já foi realizada a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico de Ações para os próximos cinco meses.

Quem ministrou a oficina foi o economista Barreto Júnior, que tem formação acadêmica em Economia e Planejamento Estratégico e prestou consultoria por vários anos para a Care Brasil, que é uma confederação global formada por diversas organizações não governamentais e que presta ajuda humanitária em todo o mundo.

A ferramenta apresentada na oficina é o 5W2H, que já é aplicada na gestão empresarial e se destaca pela simplicidade e eficiência de sua metodologia, pois ajuda a gestão a ter um controle maior das ações estratégicas nas quais pretende realizar. Trata-se de um método que visa facilitar os processos de elaboração de um projeto, garantindo uma visão controlada e planejada do mesmo.

 Barreto Júnior explica que através dessa ferramenta é possível identificar possíveis desafios e, consequentemente, superá-los. 

"A gestão de cada ESF, através da utilização desse método, vai poder identificar gargalos, dentro de suas estratégias, de suas ações e, através disso, diminuir possíveis erros que venham a ocorrer no transcorrer do ano", disse.

Segundo ele, essas estratégias e ações serão monitoradas e avaliadas a cada dois meses com o objetivo de medir a efetividade das mesmas.

"Vamos citar um exemplo bem clássico. Por que em um determinado bairro uma campanha de vacinação foi exitosa e em outra comunidade não atingimos a meta planejada? Nós vamos estudar onde foi que erramos e nos prevenir para futuras ações. É assim que queremos trabalhar com essa ferramenta", explicou o consultor.

"Esse novo conceito de gestão, com uma visão estratégica, é visto como oportunidade de evolução para o bom desempenho da função de cada gestor. A gestão municipal está dando mais um passo a frente, se preparando para o futuro e acompanhando a modernidade no que se refere a gerenciamento", ressaltou.

Ao final da oficina foi elaborado pelos profissionais presentes um Plano de Ação para os próximos cinco meses.

Fonte: Secretaria de Comunicação

Fotos: Beto Barros



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES