Secretaria de Saúde inova na programação Novembro Azul

Secretaria de Saúde inova na programação Novembro Azul

Secretaria de Saúde inova na programação Novembro Azul | Edinardo Pinto

O câncer de próstata é o foco de mais uma edição da campanha Novembro Azul, organizada pelo município, através da Secretaria de Saúde e parceria com a Secretaria de Esportes.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte é de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Somente entre 2016 e 2017, 61,2 mil novos casos foram estimados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Com o intuito de estimular a população masculina a superar a vergonha em relação ao assunto e cuidar da saúde, a campanha realiza diversas ações ao longo do mês de novembro, sendo seu dia “D”, 15 de novembro que é um feriado nacional, onde as Secretarias de Saúde e de Esporte estarão promovendo uma manhã de lazer, na AABB (associação Atlética Banco do Brasil), com índio a partir das 7:30h, com café da manhã, banho de piscina, palestras e orientações sobre o tema, testes rápidos de PSA, torneio de futebol society e lanche.

Segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Karen Gonçalves, “cada posto de ESF (Estratégia de Saúde da Família), da cidade e da zona rural formará sua equipe com dez jogadores contando com os reservas, que são homens de idade acima de 40 anos, que estarão jogando, participando dessa competição organizada pela Secretaria de Esportes que ficou encarregada pela organização da tabela de jogos, coletes dos jogadores e os árbitros.  Ao todo serão dezenove equipes, contando com as da Secretaria de Saúde, Hospital Josefina Getirana Neta, SAMU, CAPS, que estarão disputando os troféus de campeão e vice-campeão”.

Além do tabu em relação ao exame, outro aspecto relevante é o fato de que a maioria de casos é assintomática. “É diferente de outros tipos de câncer, em que aparece algo no seu corpo, algo que provoca medo e te faz ir ao médico. Em larga maioria, só há sintoma quando já está muito avançado”. Relatou a Enfermeira Karen Gonçalves.



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES