A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II realizou encontro com os Agentes Comunitários de Saúde do município, quinta feira (14), pela manhã no auditório da Câmara de Pedro II, para estreitamento de relações entre a Secretária de Saúde Rayana Alencar e Maximiliano Castro, que estiveram presentes e explanaram assuntos de interesse do município e da classe.
Uma das primeiras pautas abordada pela Secretária Rayana foi o erro ocorrido com relação os vencimentos dos A. C. S, que já foi corrigido. Rayana aproveitou o momento para também explicar que a atualização salarial da classe por ser o município de Pedro II responsável pela maior parte salarial que a classe recebe, não seria possível de imediato fazer essa atualização, devido às grandes dívidas que a atual administração herdou do governo passado e que parte delas é preciso de imediato fazer os parcelamentos e renegociações, já com um percentual de entrada depositado.
Segundo a secretária está inviável nesse momento atender esse anseio da classe, mais logo que as finanças sejam equilibradas essa atualização será feita.
Rayana pediu também empenho e dedicação à classe, no sentido de cumprir com o seu papel, que é de visitar as famílias e repassar as informações condizentes com a realidade.
Ela falou ainda, que é grande o número de reclamações dos Agentes Comunitários de Saúde por falta dessas visitas.
Se esses ACS não visitam como é que eles têm as informações reais de cada casa? Essas provavelmente são fantasiosas, sou seja, fora da realidade, o que prejudicaria a população e o município.
Os casos de Dengues, hoje estão sendo considerado alto, mais isso não significa dizer que aumentou os casos, mais melhorou a eficiência do trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, que passaram a fazer uma melhor investigação e com isso um aumento dos casos da doença apareceram.
Foi pedido também que os A. C. S fizessem a entrega da produção dentro do prazo previsto para não atrapalhar o envio das informações para o sistema.
Que os A.C. S informassem a população, o atendimento da Dra. Benigna, as quintas feiras pela manhã no Hospital Josefina Getirana Neta, na área de Ginecologia.
Rayana enfatizou também a escala do NASF e do CAPS, que diante dos problemas encontrados nas famílias, que pudessem orientá-las a buscar apoio na solução inicialmente procurando os ESFs, onde após avaliação médica poderão ser encaminhadas ao NASF ou CAPS,
A reunião foi longa e tratou de alguns outros assuntos pertinentes, como a falta de médicos em alguns postos de saúde e que isso está sendo visto e se tomado providência no sentido de colocar outros médicos que deixaram de vir trabalhar por terem passado nas residências. E pelo fato dos médicos não gostarem de trabalhar no interior do Piauí demora mais a solução para esse problema, mais que será resolvido.
Foi falado também que todas as receitas azuis terão que pegar os medicamentos somente no CAPS, para melhor controle e que os restantes dos medicamentos serão entregues nos ESFs, mais que de imediato serão entregues na Secretaria de Saúde, por não ter vindo à quantidade de medicamentos que supra toda necessidade dos postos.
A compra desses medicamentos é feito por licitação e que somente a empresa ganhadora poderá fornecer esses medicamentos e pelo fato da grande demanda, alguns deles estão em falta, assim como a seringa de insulina, mais isso é temporário e logo será normalizado essa distribuição.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.