Teve início dia (23) e se estenderá até o dia (27) de outubro, a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes Aegypti em todo país.
A ação, promovida pelo governo federal, visa a alertar a população sobre a importância de combater, ainda no verão, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O período de maior facilidade de reprodução do mosquito acontece no período chuvoso.
Segundo o Ministério da Saúde, estados e municípios têm autonomia para definir quais ações que serão realizadas para mobilizar as áreas. Mas a orientação é que sejam promovidas atividades que envolvam a prevenção e o combate ao Aedes, como mutirões de limpeza, distribuição de materiais informativos, realização de rodas de conversa educativas, oficinas, teatros e gincanas.
Em Pedro II a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias de Assistência Social e de Educação elaboraram uma planilha de atividades para serem executadas durante toda a semana serão as seguintes:
1- Atividade educativa sobre prevenção do Aedes Aegypti, com o grupo de gestantes e entrega de repelentes. (SEMAS - quinta feira (26) às 8:00h;
2- Roda de conversa sobre a prevenção do Aedes Aegypti com o grupo de usuários do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. (SEMAS – sexta feira (27) às 8:00h);
3- Ação educativa sobre prevenção do Aedes Aegypti nas escolas municipais, com distribuição de panfletos e materiais educativos;
4- Palestra educativa sobre prevenção do Aedes Aegypti nas unidades básicas de saúdes.
Conforme a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica a Enfermeira Maria Herlândia, “os índices dessas doenças tem diminuído, mais é importante que o trabalho preventivo e educativo continue de forma intensiva principalmente havendo essa parceria com esses setores e a própria população para que os índices continue caindo”. Finalizou.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.