O secretário de Governo Wilson Brandão, representando o governador Wilson Martins, participou, nesta terça-feira (30), da solenidade de inauguração da reforma e construção de um laboratório de conservação no prédio do Arquivo Público do Estado - Casa Odilon Nunes.
Wilson Brandão, ressaltou o momento importante que a cultura do Piauí estava passando na administração do atual governo.
A reforma e construção da sala de conservação fazem parte da primeira etapa do projeto de revitalização e digitalização de todo o acervo do Arquivo Público.
Foram investidos na primeira etapa cerca de R$ 150 mil, oriundo do Tesouro Estadual, e aplicado através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
O secretário disse ainda que a compra de todos os equipamentos para dar início ao processo de digitalização do acervo já foi autorizada. ?Já está autorizada a compra dos scanners e poderemos dar uma solução definitiva.
?Essa é uma casa que deve ser preservada e não é só um papel do Governo do Estado, mas de todos nós que usufruirmos dessa memória?, completou Wilson Brandão.
Os funcionários do Arquivo Público passarão por um curso de treinamento em conservação e arquivamento, ministrados por funcionário do Arquivo Público de Brasília. Após o curso será montada uma equipe que ficará responsável pela digitalização de todo o acervo. Atualmente, o arquivo público abriga mais de 1,3 milhão documentos.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.