Mulheres trabalhadoras rurais do município de Pedro II estão sendo beneficiadas com uma parceria que envolve a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e a Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí (FUNPAPI). Os recursos são oriundos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres.
A ação tem como objetivo apoiar a organização de grupos produtivos de mulheres rurais, a partir das atividades de criação de aves caipiras e do beneficiamento do pedúnculo do caju, contribuindo para o fortalecimento da gestão participativa, da geração de renda e da qualidade de vida das famílias beneficiárias.
No início desta semana técnicos da FUNPAPI ministraram capacitação para esse grupo de mulheres produtivas e multiplicadoras de saberes. A capacitação aconteceu na sede do STTR e contou também com a presença do secretário de Agricultura Celso Braga e de representantes do sindicato. Elas receberam orientações sobre o cultivo do caju e criação de galinha caipira.
A parceria contemplou cada uma das dez mulheres selecionadas com um kit contendo uma caixa d’água (de 1.000 litros), um carrinho de mão e dois baldes. Os equipamentos serão utilizados para o incremento da produção. As beneficiárias são dos povoados Roça dos Pereira e Corrente e dos assentamentos Arara e Cruzeiro do Sul.
O grupo de mulheres foi selecionado pela SEMAG e pelo STTR. Elas já desenvolvem, no cotidiano, as atividades apontadas no critério de seleção, como a criação de galinhas e atividades de beneficiamento de pedúnculo do caju. Nesta primeira etapa foram contempladas 180 mulheres em todo o Piauí.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Ednardo Pinto
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.