Uma iniciativa envolvendo às organizações de Pedro II planejam realizar um diagnóstico sobre os impactos ambientais causados pelo homem no Rio Corrente, desde suas nascentes na Serra dos Matões até o seu barramento no Açude Joana. A atividades faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, que é celebrado anualmente no dia 22 de março.
O trabalho envolve uma expedição no Rio Corrente que foi divido em três partes. A primeira iniciou nesta quinta-feira (13) e contou com a presença dos representantes de Instituições como CERAC (Centro Regional de Assessoria e Capacitação), Mandacarú, Ordem dos Advogados do Brasil Sub-Seção Piripiri, Juiz de Direito da Comarca de Pedro II, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de pedro II, Instituto Federal do Piauí-campus de Pedro II, dentre outras. Na expedição, os participantes registram, coletam informações e realizam o georefeciamento de pontos críticos que farão parte de um documento para que, se necessário, possa garantir a integridade do rio através medidas judiciais.
Para encerrar as atividades em campo, haverá a limpeza de lixo às margens do Açude Joana de Pedro II, manancial que é abastecido a sede do município, onde a comunidade local é convida a participar. A programação continuará na próxima terça-feira (18) e quarta-feira (19) onde a expedição continuará a fazer o percurso dentro do rio.
Segue a Programação da semana da Água no município de Pedro II
Dia 13/03 (Quinta-Feira) - às 6hs - Expedição no Rio Corrente, a partir das nascentes localizadas na Serra dos Matões
Local de partida: Serra dos Matões
Dia 18/03 (Terça-feira) às 6hs da manhã - 2ª parte da Expedição no Rio Corrente, a partir da parada da 1ª parte.
Dia 19/03 (Quarta-feira) às 6hs da manhã - 3ª parte da Expedição no Rio Corrente, a partir da parada da 2ª parte.
Dia 20/03 (Quinta-feira) às 14hs - Reunião dos participantes da Expedição no Rio Corrente
Dia 21/03 (Sexta-feira) às 6hs da manhã - Limpeza do lixo às margens do Açude Joanna (manancial que abastece a cidade de Pedro II).
Fonte: Assessoria de Comunicação do CERAC
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.