A maioria dos municípios brasileiros vem enfrentando, ao longo dos anos, dificuldades financeiras por conta das reduções periódicas de repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
Segundo a Associação dos Prefeitos do Piauí (APPM), muitas prefeituras do interior do Estado estão com dificuldades de arcar até com compromissos básicos. Calcula-se, por exemplo, que 70% dos municípios não têm como pagar o décimo terceiro salário dos servidores, que é um direito constitucional.
No município de Pedro II, apesar das dificuldades inerentes às pequenas e médias cidades, a gestão da prefeita Neuma Café dá exemplo de organização administrativa e já está em fase de conclusão do pagamento integral do décimo terceiro salário dos seus servidores.
Segundo o secretário de Administração, José Heverto Oliveira, até o final deste mês de outubro já foram pagos 81,5% dos servidores públicos. "O servidor recebe o décimo terceiro integralmente no mês do seu aniversário. Já pagamos 81,5% dos servidores", explica.
Para a prefeita Neuma Café, o gestor deve se planejar e organizar as finanças para cumprir com suas obrigações. "Mesmo reconhecendo que os municípios enfrentam dificuldades, nós temos que nos desdobrar, fazer economias e nos organizar para cumprir com nossas obrigações. Estamos cumprindo mais uma meta", comemora.
Desde que assumiu a gestão, em março de 2013, Neuma Café vem primando pelo zelo da administração pública, superando obstáculos e conseguindo realizar ações consideradas essenciais que atendam aos anseios da população.
Fonte: Secretaria de Comunicação
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.