Dando prosseguimento ao processo de descentralização dos serviços básicos de saúde oferecidos à população, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está designando equipes coordenadas pela Gerência de Saúde do Trabalhador (GST) para atender feirantes e pessoas que frequentam a feira pública da cidade.
Todas as quintas e sextas-feiras, pela manhã, uma equipe formada por enfermeiro e técnico de enfermagem estará atendendo no Mercado do Artesão para facilitar o acesso de feirantes, camelôs e de pessoas que frequentam a feira pública e o centro comercial a serviços como teste de glicemia capilar, distribuição de preservativos e aferição de pressão arterial.
Segundo informou a secretária de Saúde, Amanda Andrade, além desses serviços básicos, mensalmente, os profissionais da SMS estarão vacinando as pessoas que trabalham na feira contra a hepatite B e tétano. "Queremos oferecer essas vacinas aos feirantes e camelôs que precisam fazer a atualização da caderneta de vacina. É uma forma de protegermos a saúde desses trabalhadores", explicou.
Amanda Andrade explicou ainda que essa ação será contínua e que, além de levar as ações diretamente ao usuário, visa informar à população dos serviços de saúde que são disponibilizados pelo município. "Se alguém tem dificuldade de ir até nós, a SMS está descentralizando os serviços para facilitar o acesso aos serviços que estão disponíveis", enfatizou.
Por determinação da prefeita Neuma Café, a SMS já vem desenvolvendo o Projeto Ação na Comunidade, que leva, periodicamente, serviços básicos de saúde às populações de bairros e comunidades da zona rural do município, cujo o foco principal é a descentralização dos serviços públicos que estão sob a responsabilidade da gestão municipal.
Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos cedidas pela SMS
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.