Até do dia 30 de junho, a Prefeitura de Pedro II, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, realiza a vacinação contra o HPV em toda a Rede Municipal de Ensino. O público-alvo é composto por meninas de 9 a 13 anos de idade e meninos dos 9 aos 14 anos de idade.
De acordo com Antônia Isabel, técnica da Coordenação de Imunização Municipal, além das escolas, a vacina está sendo aplicada no Centro de Saúde Hortência Campelo. "É uma vacina muito importante, porque ela cuida da prevenção do colo do útero contra o HPV, que é responsável por 70% dos casos de câncer no colo do útero – quarta causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil”, explica.
Quem não puder se vacinar em uma das escolas municipais, deve se dirigir ao Centro de Saúde Hortência Campelo, cujo atendimento acontece todos os dias, de 7h às 16h30. Para receber a imunização, os jovens devem apresentar o cartão do SUS e estarem acompanhados de um responsável maior de idade.
A imunização é feita em duas doses injetáveis. A vacina usada pelo governo brasileiro é a quadrivalente e confere proteção contra os subtipos 6, 11, 16 e 18, principais responsáveis por casos de câncer do colo do útero e verrugas anais e genitais.
As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.