Vacinação contra o HPV vai começar em março

Vacinação contra o HPV vai começar em março

Vacinação contra o HPV vai começar em março | Cartaz

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) a partir de 10 de março para meninas de 11 a 13 anos, em postos de saúde e em escolas públicas e privadas de todo o país. A vacina ajuda a proteger contra o câncer de colo do útero e para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses.

A Prefeitura de Pedro II, através de uma ação conjunta da Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, dará início a vacinação em conformidade com o calendário nacional de vacinação, do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, a partir do dia 10 de março.

Calendário de vacinação:

A primeira dose será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos de idade, nascidas entre 01/1/2001 e 31/12/2003, nas UBS e escolas, em março; a segunda dose será administrada seis meses após a primeira, nas UBS e a terceira dose será administrada cinco anos após a primeira, também nas UBS.

Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos.

A vacina contra HPV é gratuita e também estará disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano.

Dados do Ministério da Saúde

Há mais de cem tipos de HPV, transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina protege contra os quatro tipos mais recorrentes do HPV (tipos 06, 11, 16 e 18). Os tipos 16 e 18, segundo o Ministério da Saúde, são os responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente em mulheres no Brasil.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a faixa etária de 09 a 13 anos é a que apresenta a melhor resposta imunológica, após receber a vacina.

Foto: Ilustração Fonte: Secretaria de Comunicação



As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Tópicos
SEÇÕES